29/08/2014 09h00 - Atualizado em 29/08/2014 09h00

Rainha da Festa de Barretos 'assume' as panelas e revela dotes culinários

Musa gosta de comer bem, mas vive fazendo dieta para manter a forma.
Juliana Joi preparou risoto, filé a parmegiana e bolo de iogurte para a família.

Adriano OliveiraDo G1 Ribeirão e Franca

Juliana Joi revela que gosta de comer bem e não dispensa os doces: Vivo de dieta (Foto: Érico Andrade/G1)Juliana Joi revela que gosta de comer bem e não dispensa os doces: 'Vivo de dieta' (Foto: Érico Andrade/G1)

Ser rainha da Festa do Peão de Barretos (SP) não é fácil. A musa passa a maior parte do dia entre entrevistas, ensaios fotográficos e participações em eventos sociais, onde representa o clube Os Independentes, organizador do evento. Mas a universitária Juliana Cordeiro Joi, de 22 anos, diz que consegue arrumar tempo para estudar, namorar e curtir alguns de seus hobbies, como cozinhar para a família. A pedido do G1, ela preparou um almoço especial e mostrou que entende de culinária.

O cardápio escolhido pela rainha foi risoto margherita e filé a parmegiana, suas receitas preferidas. Juliana revela que, mais do que cozinhar, gosta mesmo é de comer bem e não resiste aos doces. Mas ela não abusa, afinal, precisa manter a forma para reinar até agosto do próximo ano, quando uma nova representante da Festa será eleita. “Se deixar, eu como tudo o que vejo pela frente. Por isso, vivo de dieta”, afirma.

Apesar do corpo escultural, a musa garante que engordou oito quilos nos últimos quatro meses, enquanto estudava para o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). “Ainda bem que eu passei na prova”, brinca Juliana, que diminuiu o ritmo de estudos da faculdade desde a última quinta-feira, para passar as noites e madrugadas no Parque do Peão, em meio a fotos, fãs e artistas.

A mãe Adriana Pereira e a funcionária Nilza Barbosa auxiliam Juliana no preparo do cardápio (Foto: Érico Andrade/G1)A mãe Adriana Pereira e a funcionária Nilza Barbosa
auxiliam Juliana no preparo do cardápio especial
(Foto: Érico Andrade/G1)

Mãos à obra
Com a ajuda da mãe, a pedagoga Adriana Prado Pereira, e da funcionária que trabalha na casa da família há seis anos, Nilza Barbosa, a rainha começou pelo preparo do risoto. Com todos os ingredientes picados, ela frita a cebola na manteiga e refoga o arroz, “que não pode ser lavado”, explica. “O segredo é colocar só manteiga e cebola. Nada de misturar azeite ou alho”, diz a musa.

Aos poucos, Juliana vai despejando os dois litros de caldo de legumes quente sobre o arroz, até que todo o conteúdo da panela fique cozido. Nessa etapa, não pode parar de mexer - trabalho que é divido entre as três cozinheiras. Depois, basta acrescentar o creme de leite, os queijos ralados, os tomates-cereja e o manjericão. Para finalizar, mais um toque de manteiga, que, segundo a rainha, dá brilho ao risoto. “É uma receita bem calórica”, brinca. O preparo do prato leva aproximadamente 20 minutos.

Em seguida, a musa começa a receita do filé a parmegiana batendo 800 gramas de tomates pelados no liquidificador. O caldo é temperado com cinco dentes de alho picados e fritos em óleo, uma pitada de açúcar e sal a gosto. O molho permanece no fogo baixo até reduzir. “O segredinho é colocar um fio de azeite no final para dá um sabor especial”, revela Juliana.

Juliana aprendeu a cozinhar com a mãe e desde pequena já ajudava na cozinha (Foto: Érico Andrade/G1)Juliana aprendeu a cozinhar com a mãe e desde
criança ajudava na cozinha (Foto: Érico Andrade/G1)

Nessa receita, a rainha optou por utilizar filé mignon em fatias finas, para que fiquem bem cozidas por dentro. Ela explica, no entanto, que o prato pode ser feito com outros tipos de carnes. “Depende do gosto da pessoa. Quem gosta de carne mais mal passada, pode cortar o filé mais grosso também”, afirma Juliana, destacando que é importante passar uma vez só no ovo e na farinha de rosca, para evitar que a casca fique muito grossa depois de frita.

Por fim, os filés são colocados em uma travessa um ao lado do outro e são cobertos com o molho de tomate e mussarela. O prato vai ao forno até o queijo derreter. “Não mais do que dez minutos”, orienta a musa dos peões.

Sobremesa
Para a sobremesa, Juliana optou por fazer um bolo de creme de avelã com cacau, receita ensinada pela mãe, a pedagoga Adriana Prado Pereira, que também é mestre na arte da culinária. Adriana conta que desde criança a rainha já pedia para ajudar na cozinha. “Eu passava tarefas simples, como untar as assadeiras”, relembra a mãe, revelando que gosta de cozinhar para familiares e amigos. “A melhor forma de unir as pessoas é através da comida.”

O cardápio é um dos preferidos da rainha Juliana Joi, que revela seus dotes culinários ao G1 (Foto: Érico Andrade/G1)Cardápio é um dos preferidos da rainha Juliana, que
revela seus dotes culinários (Foto: Érico Andrade/G1)

A receita do bolo é simples e prática. Basta misturar todos os ingredientes (veja abaixo) em uma vasilha com a ajuda de um fuê ou espátula, até que a massa fique homogênea. O preparo vai para o forno em assadeira untada com manteiga e enfarinhada: 10 minutos em fogo alto e 30 minutos em temperatura média -180 graus. O bolo é recheado e decorado com creme de avelã com cacau.

“O recheio e a cobertura podem ser substituídos por brigadeiro, fica uma delícia. É um dos meus pratos favoritos”, diz a rainha, que dispensou o prato salgado e foi logo comendo uma fatia de bolo. “Eu não resisto”, brinca.


Ingredientes para o "Risoto Margherita" (rende seis porções)
100g de manteiga
1 cebola pequena picada
2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
1/2 xícara (chá) de vinho branco
2 litros de caldo de legumes quente
Sal a gosto
1/2 xícara (chá) de creme de leite
1 1/2 xícara (chá) de tomates-cereja sem sementes e picados
1 xícara (chá) de queijo muçarela ralado
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1/4 de xícara (chá) de folhas de manjericão

Ingredientes para o molho do "Filé a parmegiana"
800g de tomates pelados
5 dentes de alhos picados
1 colher (café) de açúcar
Sal a gosto
Óleo para refogar

Ingredientes para o "Bolo de Iogurte"
170g de iogurte natural sem sabor
3 ovos
170g de açúcar refinado
170ml de óleo
170g de achocolatado em pó
510g de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

A pedido do G1, a rainha Juliana Joi preparou almoço especial para os familiares (Foto: Érico Andrade/G1)Rainha da Festa do Peão, Juliana Joi, preparou almoço especial para os familiares (Foto: Érico Andrade/G1)
tópicos:
Shopping
    busca de produtoscompare preços de