Em Mamborê, centro-oeste do estado do Paraná. o prefeito Claudinei Calori de Souza (PPS) tomou uma atitude radical após ver a arrecadação do município cair. Ele decidiu diminuir o próprio salário, o de seu vice e também cortou as bonificações dos servidores públicos municipais e comissionados.

Segundo o prefeito, a medida deverá diminuir os gastos em cerca de R$120 mil por mês. Ele ainda diz que tomou essa medida após uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado e para evitar problemas com a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Em entrevista so Portal G1, Marilda da Silva, presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos, afirmou: “Pelo menos 25 cargos nesta lista são desnecessários, por exemplo, assessor de mecânico. Esse cargo é necessário?”. Por lei a prefeitura pode manter até 85 funcionários com cargos comissionados, e está atualmente com 69 pessoas no seu quadro.

Em resposta, o prefeito disse que se nos próximos meses a situação não melhorar irá ocorrer uma redução de cargos e revisão de contratos com fornecedores da prefeitura.