Por G1 SC


Vão central do Mercado Público de Florianópolis — Foto: Tiago Ghizoni/NSC

A prefeitura de Florianópolis se comprometeu a concluir reformas para garantir a segurança no Mercado Público em até 90 dias, segundo o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). Nesta segunda-feira (20), houve uma reunião entre o município e representantes do órgão.

O MPSC havia pedido, na terça (14), a interdição do Mercado Público por falta de segurança.

LEIA TAMBÉM:

De acordo com o secretário de Turismo da cidade, Juliano Richter Pires, mesmo com a recomendação do MPSC, o prédio não será interditado.

Reunião

De acordo com o MPSC, será feita pela prefeitura, até o final do ano, a recuperação dos sistemas e equipamentos de prevenção e controle de incêndio, como extintores, central de alarmes e redes hidráulica e elétrica.

O comprometimento ocorreu em reunião na 30ª Promotoria de Justiça da Capital, entre o Promotor de Justiça Daniel Paladino e o Prefeito Municipal de Florianópolis, Gean Loureiro.

Mercado Público de Florianópolis — Foto: PMF/Divulgação

No encontro, o prefeito afirmou que vai adotar as providências necessárias para a obtenção do alvará definitivo dos bombeiros e o habite-se do Mercado Público até o final de dezembro.

"A reunião foi muito produtiva, pois ficaram ajustados vários prazos e obrigações e, primeiro, a regularização dos equipamentos e sistemas vitais e obrigatórios do Mercado, como extintores de incêndio e central de alarme. O Corpo de Bombeiros havia dado o prazo de um ano, porém a prefeitura se comprometeu a terminar esse trabalho em 90 dias e, em 45 dias, iniciar os trabalhos de recuperação do teto retrátil, não só de limpeza, mas, também, de estabilização daquela estrutura", informou o promotor Paladino.

Ficou acertado ainda que, no prazo de 30 dias, serão iniciados os serviços de substituição de todas as calhas e a conclusão da avaliação estrutural de toda a edificação. No mesmo período, será feita a avaliação de todo o sistema elétrico e hidráulico do complexo turístico.

Também participaram da reunião representantes e responsáveis da Secretaria Municipal de Turismo, da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) da Capital, da Associação dos Comerciantes do Mercado Público, da Polícia Civil e do Corpos de Bombeiros.

Empresa contratada pela prefeitura realizou reparos no local — Foto: PMF/Reprodução

Manutenção e alvará

Na sexta-feira (17), a prefeitura contratou uma empresa para fazer a manutenção de todo o sistema de incêndio para o Mercado Público. No mesmo dia, em nova vistoria, o Corpo de bombeiros liberou o local após verificar as modificações realizadas.

Alvará liberou funcionamento no local — Foto: PMF/Reprodução

Recomendação de interdição

A recomendação foi divulgada na terça-feira (14). A vistoria foi realizada na segunda-feira (13) de maneira conjunta entre a 30ª Promotoria de Justiça, Corpo de Bombeiros, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC), Associação de Comerciantes do Mercado Público, Secretaria Municipal de Turismo e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

A inspeção detectou que o poder público municipal não providenciou os reparos dos problemas antigos de segurança já solicitados em outras ocasiões.

Florianópolis contrata empresa para prevenção de incêndio no Mercado Público

Florianópolis contrata empresa para prevenção de incêndio no Mercado Público

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 SC nos últimos dias

Veja mais notícias do estado no G1 SC

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!