Por G1 São Carlos e Araraquara


Funcionário é preso após cortar energia elétrica de hospital de propósito em São João, SP

Funcionário é preso após cortar energia elétrica de hospital de propósito em São João, SP

Uma idosa de 92 anos que se preparava para uma cirurgia em São João da Boa Vista (SP) teve que esperar cerca de duas horas para realizar o procedimento devido à ação de um funcionário da manutenção que, insatisfeito com o salário, desligou a energia elétrica da Santa Casa.

“Meu sobrinho, que é neto dela, ficou desesperado porque pela idade dela passar por tudo isso. Agora ela está em observação e se recuperando. Ele estava insatisfeito, mas muita gente corria o risco pela ação dele. É falta de amor no coração”, disse a professora aposentada Maria Alice Coutor Tabarim, uma das filhas da idosa que precisou operar o fêmur após uma queda.

Filha da idosa disse que situação assustou a família — Foto: Eder Ribeiro/EPTV

Prisão

O técnico de manutenção de 38 anos, que trabalhava no local há 10 anos, foi preso e confessou o que fez. “Ele disse que procedeu desta forma porque estava descontente com o salário que estava ganhando”, relatou o delegado seccional Sebastião Antonio Mayriques.

Segundo a Polícia Civil, o suspeito foi autuado por tentativa de homicídio por motivo fútil. A pena pode chegar de 12 a 30 anos. Mas, como se trata de tentativa, a pena pode ter redução de um a dois terços.

Delegado diz que funcionário assumiu ter cortado energia de propósito — Foto: Eder Ribeiro/EPTV

Ação

Nas imagens cedidas pela polícia dá para ver o momento em que o homem, com uma serra na mão, entra na sala onde fica a caixa de força do hospital. Ele deixa o local cerca de 15 minutos mais tarde, depois de cortar o fio que fornece energia para uma parte do prédio.

O cabo que foi cortado alimentava os dois setores que mais dependem de energia na santa casa: a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e o Centro Cirúrgico. No momento do blecaute, duas pessoas estavam prestes a entrar em cirurgia: um homem de 26 anos, que faria um procedimento delicado na cabeça, e a idosa de 92 anos.

Provedor da Santa Casa afirmou que funcionário nunca teve problemas — Foto: Eder Ribeiro/EPTV

Risco


Segundo o provedor da santa casa, , Antônio Fernandes Filho, a energia foi restabelecida em poucos minutos por causa de um sistema de emergência. Se não fosse isso, os riscos poderiam ser maiores.

“Provavelmente até óbito. No caso da senhora não porque a cirurgia não era em órgãos vitais. Mas na UTI tinha dois pacientes que dependem diretamente de um bom funcionamento de todo o equipamento”, disse.

De acordo com o provedor da Santa Casa, o funcionário nunca apresentou mau comportamento. “Cabia a ele fazer a manutenção do hospital para que continuasse funcionando. Não se imaginava, não se esperava, mas aconteceu e felizmente sem nenhum dano", disse.

Veja mais notícias da região no G1 São Carlos e Araraquara.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1