Esportes Vasco

STJD e MP ameaçam interditar São Januário após violência em Vasco x Flamengo

Procurador-geral Felipe Bevilacqua e promotor Rodrigo Terra encaminharão pedidos distintos
São Januário registrou muito tumulto na arquibancada em Vasco x Flamengo Foto: Antonio Scorza / Agência O Globo
São Januário registrou muito tumulto na arquibancada em Vasco x Flamengo Foto: Antonio Scorza / Agência O Globo

O prejuízo do Vasco pode ir além da perda de dez mandos de campo, pelo incidente ocorrido no último sábado, na derrota por 1 a 0 pra o Flamengo.

O procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Felipe Bevilacqua, encaminhará a denúncia contra o clube na próxima segunda-feira, no mais tardar na terça. Bevilacqua já admite que, independentemente do julgamento, o estádio de São Januário poderá ser interditado a exemplo do que ocorreu em junho com o Serra Dourada, em Goiás.

- Podemos pedir a interdição do estádio ao menos até o julgamento, quando o clube poderá perder até dez mandos de campo e ser obrigado a pagar uma multa. Mas é preciso lembrar que esse assunto ultrapassa nossa competência, pois estamos falando de pessoas que praticam assassinato. O caso está sendo avaliado com muito critério pela procuradoria - disse Bevilacqua.

O Ministério Público do Rio de Janeiro também vai pedir, nesta segunda-feira, a interdição do estádio de São Januário. O promotor Rodrigo Terra ressaltou que o pedido do MP ocorre de forma distinta ao do STJD. De acordo com Terra, o objetivo do pedido de interdição é que sejam apresentados planos estratégicos de segurança para a realização de eventos no estádio.

- É uma exigência do Estatuto do Torcedor que haja planos de ação para jogos e campeonatos. Vamos pedir a interdição até que estes documentos sejam apresentados, examinados e aprovados pela polícia militar - disse Terra, em entrevista ao Sportv.

FALHAS DE SEGURANÇA

Segundo Terra, clubes e entidades, como a federação, já não vinham apresentando tais documentos.

- O Ministério Público já tinha entrado com pedido de torcida única, até que os planos de ação fossem aprovados. A medida foi derrubada pela Justiça. Na mesma ação, fizemos um novo pedido para a apresentação dos documentos e planos de segurança. Agora, pediremos a interdição do estádio. Há uma falha no  cumprimento, por parte dos organizadores, do dever de dar segurança ao torcedor - afirmou o promotor. - Já pedimos torcida única e pedimos implantação da biometria, que é relativamente barata e impede a entrada de torcedores banidos de estádios pela justiça. Dá a sensação de que a lei está sendo cumprida.

LEIA TAMBÉM:

Grupos de oposição do Vasco responsabilizam Eurico Miranda por incidentes

Confira em vídeo quantas bombas a torcida arremessou em São Januário

PM cogita participação de funcionários do Vasco na entrada de bombas em São Januário

'Ele era um cara tranquilo', diz irmão de torcedor morto em jogo do Vasco

Moradores e comerciantes relatam impacto da violência no entorno de São Januário

Memória: Mortes e brigas de torcedores são registradas em todo o país

Bevilacqua, procurador-geral do STJD, admite que a interdição pode se prolongar bem mais do que a perda de dez mandos de campo prevista no Artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) . No caso do Serra Dourada, interditado por uma semana, a liberação ocorreu depois que o clube instalou uma barreira entre a arquibancada e a geral. O STJD tentará detectar se há alguma precariedade em São Januário.

- Não temos o poder de fiscalizar, mas contamos com os órgão públicos. No caso do Serra Dourada, descobrimos o "defeito" e pedimos que fosse construída uma barreira. Se detectarmos um problema em São Januário, interditamos e, nesse caso, o clube e os órgãos públicos, quando acharem que o estádio está novamente apto, terão de provar isso. O Serra Dourada só foi liberado quando foram instaladas as grades de proteção e os órgãos públicos deram o ok.