Em Goiás, Romaria da Festa Divino Pai Eterno de Trindade recebe título de Patrimônio Cultural

Da Redação

Símbolo de tradição e devoção, a Romaria de Carros de Bois da Festa do Divino Pai Eterno de Trindade (GO) reúne anualmente centenas de fiéis em uma comovente celebração religiosa, reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Dia 29 de junho, o título de Patrimônio Cultural do Brasil foi entregue aos carreiros, detentores do bem cultural.

A cerimônia foi realizada durante a chegada dos fiéis na antiga Igreja Matriz de Trindade, no tradicional desfile dos Carreiros. No dia 01, o certificado também foi entregue durante a Missa Campal, que acontece no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, com a presença de representantes dos carreiros em Goiás, redentoristas, Prefeitura Municipal e Governo Estadual, além do diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan, Hermano Queiroz, e da superintendente do Iphan em Goiás, Salma Saddi.

Este ano, com o tema “Maria: serva humilde fiel ao Pai Eterno”, cerca de 2,9 milhões de pessoas participaram da Romaria do Divino Pai Eterno, após 10 dias de comemorações em Trindade, Região Metropolitana de Goiânia. “Tendo em vista o ano que vivemos, os 300 anos do achado da Imagem de Nossa Senhora Aparecida e também os 100 anos de Fátima, nós quisemos dar esse caráter bastante mariano para a Festa de Trindade, embora lembrando que a Festa é dirigida ao Pai Eterno, de onde vem a primazia da vida, de todas as coisas” declara o reitor do Santuário Basílica de Trindade, Pe. Edinisio Pereira.

177 Anos de História e devoção

Expressão de uma tradição relacionada às antigas práticas cotidianas da vida rural, a Romaria acontece há cerca de 177 anos. Em devoção ao Divino Pai Eterno, os fiéis saem de diversas localidades de Goiás e outros estados do Centro-Oeste e Sudeste, seguindo até a cidade de Trindade (GO), como forma de agradecer as bênçãos recebidas e pagar promessas.

Os carros de bois, antigamente considerados como principal meio de transporte para viagens de longas distâncias para as famílias do meio rural, são ainda hoje mantidos como parte preservada dessa tradição de fé. Assim, os carreiros, candeeiros e demais participantes da Romaria de Carros de Bois se colocam na posição de herdeiros, guardiões e transmissores de costumes da vida rural.

Atualmente, a Romaria também agrega devotos em caminhadas a pé e em veículos, atraindo milhares de pessoas durante os dias de novenas e missas, e culminando com a chegada dos carreiros à Trindade.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: