Por G1 RS


Maioria dos pescadores da região sul não recebeu seguro-defeso em julho

Maioria dos pescadores da região sul não recebeu seguro-defeso em julho

Pescadores da Região Sul do Rio Grande do Sul estão preocupados com o atraso do pagamento do seguro-defeso (seguro-desemprego do pescador), referente ao mês de julho. Dos 13 mil trabalhadores que realizam atividade de pesca artesanal no estuário da Lagoa dos Patos, 90% ainda não receberam a primeira parcela do benefício.

De acordo com o presidente da Associação de Pescadores de Rio Grande, da Colônia Z1, Nilton Machado, o atraso é reflexo de uma falha ocorrida no sistema do Ministério da Indústria e Comércio, que não reconheceu o tipo de pescado da região de Rio Grande.

"A gente está preenchendo aqui uma autorização para a superintendência do Ministério da Pesca, em Porto Alegre, poder fazer a alteração desses dados no cadastro do pescador. E com o apoio do INSS, a gente está tentando agilizar, de todas as formas, para que o pescador possa ter, o mais rápido possível, a sua parcela do seguro. É um direito dele, né?", explicou Machado.

A situação prejudicou a rotina de vários trabalhadores que têm somente a atividade pesqueira como fonte de renda familiar.

"É, a gente ficou frustrado, né? Porque nós estávamos contando com esse dinheiro para pagar as contas e comprar comida", lamentou o pescador Rogério de Araújo.

O seguro-defeso beneficiou, nos primeiros meses deste ano, aproximadamente 13 mil pessoas que realizam pesca na Lagoa dos Patos, sendo boa parte delas de Rio Grande, São José do Norte, Pelotas e São Lourenço.

Conforme informou a gerência regional do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a previsão para que o problema seja resolvido é de, no máximo, uma semana e meia.

Seguro-defeso

O defeso é o período em que a pesca de determinadas espécies fica proibida, com o objetivo de preservar a reprodução dos peixes. Nessa época, também fica impedida a comercialização, o transporte e o beneficiamento do produto. O serguro-defeso é pago às famílias que vivem unicamente da atividade pesqueira, e as parcelas equivalem a um salário mínimo, no total de R$937.

Na Região Sul do estado, 90% dos 13 mil pescadores aguarda o pagamento do seguro-defeso. — Foto: Reprodução/RBS TV

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1