Tecnologia

5 dez, 2014

Nova versão do Bluetooth permitirá que aparelhos se conectem diretamente à Internet

Publicidade

O Bluetooth vem se tornando mais útil, conforme smartwatches e casas conectadas se tornam mais populares. Com a nova especificação 4.2, eles poderão se conectar à Internet sem a necessidade de um chip Wi-Fi.

Novos dispositivos com Bluetooth 4.2 terão um endereço IPv6 e poderão acessar a Internet diretamente, o que deve simplificar a automação residencial: sensores, lâmpadas inteligentes e outros não precisarão de um hub proprietário – conectado ao seu roteador Wi-Fi – para serem controlados sem fios.

A nova versão do Bluetooth também promete ser mais rápida: a velocidade de transferência de dados aumentou “em até 2,5 vezes”. Nas especificações do Bluetooth 4.2, a versão Low Energy – que será usada em smartwatches, por exemplo – chega a 1 Mb/s. A versão normal, que será encontrada em smartphones e laptops, chega a até 3 Mb/s.

O Bluetooth 4.2 também traz as novidades da versão 4.1, anunciada há um ano. A principal delas é permitir que vários dispositivos reúnam dados para enviá-los de uma só vez ao seu smartphone, por exemplo, em vez de enviar cada dado separadamente.

Antes, os usuários precisavam emparelhar o monitor de frequência cardíaca, os fones de ouvido sem fio e o monitor de atividade física diretamente com o smartphone. No Bluetooth 4.1, dispositivos como smartwatches ou monitores de fitness podem ser configurados para emparelharem entre si e, em seguida, transmitirem os dados combinados para o smartphone.

Boa parte das novidades – como o suporte para IPv6 e a velocidade maior – só estará disponível em dispositivos futuros com Bluetooth 4.2, o que deve acontecer em 2015.

Com informações de Gizmodo