Por Carolina Fernandes, G1 SC


Nadir da Silva foi a primeira pessoa imunizada contra a Covid-19 em Florianópolis — Foto: Chaiana Muller/PMF

A técnica de enfermagem Nadir da Silva de 49 anos foi a primeira vacinada contra a Covid-19 de Florianópolis. A imunização ocorreu na manhã desta terça-feira (19) no Hospital Florianópolis. Ela é moradora do bairro Rio Vermelho, no Norte da Ilha.

"É uma sensação de vitória ter sido imunizada. Vou poder abraçar meus amigos. Na pandemia convivi com muitas tristezas, e alegrias de ver pacientes indo embora, as vezes até andando. Essa vacina é mais uma dessas conquistas para nós profissionais de saúde", disse Nadir.

Técnica de enfermagem é a primeira vacinada contra Covid-19 em Florianópolis

Técnica de enfermagem é a primeira vacinada contra Covid-19 em Florianópolis

Segundo a prefeitura, a profissional atua desde o início da pandemia na linha de frente do combate à doença na cidade.

Até o início da tarde desta terça (19), Florianópolis era a única capital no Sul que iniciou a vacinação contra a Covid-19 - veja no vídeo abaixo.

No sul do país, Florianópólis é a única capital que já iniciou vacinação

No sul do país, Florianópólis é a única capital que já iniciou vacinação

A técnica de enfermagem trabalha há sete anos no hospital e desde o começo da pandemia presta atendimento aos pacientes infectados com o novo coronavírus. Nadir autua na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade de saúde, que é referência em tratamento para a doença na Capital catarinense.

De acordo com a prefeitura, ainda hoje, 170 profissionais que atuam na UTI do Hospital Florianópolis deve ser imunizados. Recebem a vacina os médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, profissionais de limpeza, administração e demais profissionais que atuam no espaço.

Em seguida as vacinas seguem para as demais UTIs e emergências de Florianópolis além dos asilos.

Fases

Segundo o prefeito Gean Loureiro, a primeira fase será destinada aos trabalhadores da saúde, idosos acolhidos em Instituições de Longa Permanência (ILPIs), idosos acima de 75 anos, idosos acamados, posteriormente idosos acima de 60 anos e pessoas com deficiência maiores de 18 anos institucionalizados.

A segunda fase será composta por pessoas de 60 a 74 anos residentes em Florianópolis. Já a terceira fase será composta por residentes no município com comorbidades especificadas no plano de vacinação. As datas das próximas etapas serão divulgadas conforme envio dos imunizante e programação do Ministério da Saúde.

Para as fases seguintes, a população que ainda não tiver cadastro no sistema municipal de saúde (prontuário eletrônico) poderá, por meio de um aplicativo que deve ser lançado nos próximos dias, abrir cadastro sem se deslocar às unidades de saúde.

A prefeitura informou que pessoas que que já se consultaram em algum centro de saúde, UPA ou Policlínica, já receberam vacina em algum momento ou já pegaram medicamentos em alguma farmácia municipal, já possuem cadastro. Com isso, não será necessário realizar um novo cadastro.

Covid-19 na Capital

Segundo o último boletim divulgado pelo governo do estado nesta segunda-feira (18), Florianópolis tem 47.177 casos confirmados da doença e 379 mortes. A cidade é a segunda colocada no ranking estadual com mais infectados e mortos. Florianópolis só é antecedida por Joinville, que registra 50.279 casos e 567 óbitos.

Primeiros vacinados em Santa Catarina

Enfermeiro foi o primeiro vacinado em Santa Catarina — Foto: Diorgenes Pandini/ NSC

Santa Catarina foi o primeiro estado do Sul do Brasil a começar a vacinação contra a Covid-19. O enfermeiro Júlio César Vasconcellos de Azevedo foi a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 em Santa Catarina. Ele recebeu a primeira dose por volta das 17h35 desta segunda no Instituto de Cardiologia em São José, na Grande Florianópolis.

Em seguida, foi vacinado o idoso de 81 anos João de Jesus Cardoso, que mora em uma instituição de longa permanência.

João de Jesus Cardoso, residente de uma casa de repouso, foi a segunda pessoa vacinada em Santa Catarin — Foto: Cristiano Estrela/Futura Press/Estadão Conteúdo

Por fim, foi vacinada a líder indígena Kerexu Yxapyry, da terra indígena Morro dos Cavalos, em Palhoça, na Grande Florianópolis.

Líder indígena Kerexu Yxapyry, terceira pessoa a ser imunizada contra a Covid-19 em SC — Foto: Diorgenes Pandini/NSC

Chegada das vacinas

O avião com as doses da vacina contra a Covid-19 para imunização em Santa Catarina pousou em Florianópolis na manhã desta segunda-feira (18). O C 105 da Força Aérea Brasileira (Fab) chegou às 11h35 na Base Aérea com os imunizantes.

As caixas com mais de três toneladas de materiais para imunização que chegaram na cidade serão transportados em um caminhão refrigerado sob escolta de forças de segurança até o centro de distribuição, um depósito da Diretoria de Vigilância Epidemiológica.

Doses

São 144.040 doses nesta primeira remessa. Os locais de vacinação ainda não foram divulgados. Do total de vacinas, 126.560 serão destinadas para a população em geral (grupo prioritário) e 17.480 para a população indígena.

A previsão é imunizar mais de 68,5 mil de catarinenses inicialmente, considerando que são necessárias duas doses e que haja alguma possível perda técnica. A distribuição por grupo prioritário está prevista da seguinte forma:

  • Pessoas com mais de 60 institucionalizadas: 3460
  • Pessoas com deficiência institucionalizadas: 263
  • População indígena: 8317
  • Trabalhadores da saúde: 56540
  • Total: 68.580 pessoas

A distribuição pelo Estado para as demais cidades começou nesta terça-feira (19). Além da Grande Florianópolis, há mais 16 centros de distribuição no Estado que devem receber as doses: Blumenau, Joinville, Itajaí, Chapecó, Criciúma, Mafra, Tubarão, Rio do Sul, Videira, Lages, Jaraguá do Sul, Araranguá, Joaçaba, São Miguel do Oeste, Xanxerê e Concórdia.

A orientação das autoridades de saúde é que a população continue tomando os cuidados sanitários contra o coronavírus, como uso de máscara e distanciamento social, até que a maior parte da população tenha recebido as duas doses da vacina.

VÍDEOS: Vacinação contra a Covid-19 em SC

Veja mais notícias do estado no G1 SC

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!