Por Karollayne Rosa, G1 SC


Homem de 56 anos caiu no rio Tijucas após piso da ponte pênsil quebrar com a força do vento — Foto: Prefeitura de Canelinha

O corpo de Vilson Saramento, de 56 anos, foi encontrado na manhã desta segunda-feira (6) às margens do Rio Tijucas, em Canelinha, na Grande Florianópolis. Ele estava desaparecido desde o "ciclone bomba" do último dia 30, e foi encontrado por volta das 11h45 por um chacareiro, às margens de uma fazenda, informou o Corpo de Bombeiros.

Com essa morte, sobe para onze o número de vítimas fatais em Santa Catarina em decorrências dos estragos provocados pelo fenômeno climático, com base em informações da Defesa Civil. Também foram registradas uma morte no Rio Grande do Sul e outra no Paraná.

Motociclista caiu após madeiras da parte central do piso da ponte pênsil cederem com a força do 'ciclone bomba' — Foto: Prefeitura de Canelinha

Durante a manhã desta segunda, os bombeiros militares de Tijucas fizeram buscas no local à procura do desaparecido. Saramento caiu no Rio Tijucas enquanto atravessava de moto uma ponte pênsil.

De acordo com a Defesa Civil municipal, as madeiras do piso, na parte central da ponte, cederam pela força do vento, provocando a queda do motociclista. O acidente ocorreu na Rua Juvêncio Mafra, na tarde de terça-feira. A motocicleta da vítima foi encontrada por mergulhadores no dia seguinte, com a ajuda de moradores.

Vilson é ex-funcionário da prefeitura e trabalhou como porteiro da guarita do prédio municipal.

Estado de emergência

A prefeitura de Canelinha decretou situação de emergência por causa dos danos causados pelo ciclone. Nesta segunda foi feita a distribuição de telhas, lonas e colchões entregues pelo órgão estadual.

Vários imóveis foram destelhados em Canelinha — Foto: Prefeitura de Canelinha

Foram registradas queda de árvores e galhos, queda de postes, ruas obstruídas, destelhamento de casas, danos em prédios públicos e empresas, além do desabamento da estrutura da ponte pênsil Lindolfo Elpídio Laus, onde a vítima desapareceu.

Segundo a equipe da Secretaria de Obras, o bairro Cobre foi o mais atingido do município, onde quatro postes caíram na Rua Verônica Wechrmeister pela força do vento. No bairro Moura, um poste se partiu durante o vendaval e outro caiu.

Estrutura é derrubada pela força do vento e cai sobre carro durante 'ciclone bomba' — Foto: Prefeitura de Canelinha

O bairro Areão e a localidade do Morro do Macadame foram os locais que mais registraram danos em residências. Nos bairros Galera, Índia, Papagaios, Centro e Areão, além das casas, houve também prejuízos em empresas.

O prédio público mais atingido da cidade foi o Centro Cultural, Social e Recreativo Arthur Adolfo Jachowicz, que teve o telhado e parte da estrutura destruídos.

Centro Cultural foi o prédio público mais atingido pelo ciclone em Canelinha — Foto: Prefeitura de Canelinha

Segundo relatório da Secretaria de Educação, houve destelhamento em todas as escolas e creches municipais, e foram registrados danos aos ginásios nos bairros Areão e Índia. Já as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a secretaria de saúde sofreram apenas destelhamentos.

A força dos ventos danificou casas em vários bairros da cidade — Foto: Prefeitura de Canelinha

Houve ainda rompimento da rede elétrica, de telefone e internet. Ao meio-dia desta segunda, 848 de 5,1 mil imóveis permaneciam sem energia na cidade, conforme monitoramento da Celesc.

Cidade ficou sem energia elétrica após postes serem derrubados pelo vento — Foto: Prefeitura de Canelinha

Parte da cidade permanece sem energia elétrica seis dias após passagem do ciclone — Foto: Prefeitura de Canelinha

Ciclone bomba afeta clima no Sul e no Sudeste; veja 5 curiosidades sobre esse fenômeno

Ciclone bomba afeta clima no Sul e no Sudeste; veja 5 curiosidades sobre esse fenômeno

Veja mais notícias do estado no G1 SC

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!