(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Professor que estava sumido na Serra do Caparaó diz que, agora, para ver o Sol nascer só se for na praia

Foram cinco dias desaparecido nas matas do parque nacional, depois de se perder em subida ao Pico da Bandeira. Antônio Teodoro foi localizado nesta quinta-feira


postado em 13/07/2017 20:05 / atualizado em 13/07/2017 23:06

Buscas mobilizaram funcionários do parque e militares dos bombeiros de Minas e Espírito Santo(foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)
Buscas mobilizaram funcionários do parque e militares dos bombeiros de Minas e Espírito Santo (foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)
A determinação do professor universitário Antônio Teodoro Dutra Júnior em seguir pelo leito de um rio teria salvado sua vida, depois de cinco dias perdido no Parque Nacional do Caparaó, na divisa de Minas Gerais com Espírito Santo, durante uma escalada ao Pico da Bandeira. Sem perder o bom humor, apesar do susto, ao falar ao portal “Folha Vitória” sobre como se manteve vivo, ele disse: “foi a falta de juizo que tive. Foi na raça. Não tinha muita escolha. Ou montava e descia ou me entregava aos poucos lá”, afirmou.


Antônio, conhecido como “Rosca”, contou que não ouviu o barulho dos helicópteros dos bombeiros do Espírito Santo e de Minas Gerais, que participavam das buscas, e nem dos cães farejadores. Segundo ele, o barulho das cachoeiras não permitiu perceber a movimentação das equipes.

O professor disse que se negou a desistir em sua caminhada no rio. “Quando o negócio ficava feio,  tinha uma ponta de pedra, um ramo para segurar”. Antônio acrescentou que se manteve calmo. “Eu pensei, este rio vai me levar a uma queda de 200 metros ou a um pocinho com uma família brincando”, recordou.

De acordo com ele, ainda que ficasse o resto da vida na mata, perdido, tinha convicção de que não deixaria de lutar. Mas, apesar de a aventura terminar bem, ele deixa claro que não voltará a correr risco em caminhadas como a que fez, acompanhado de um grupo de 38 pessoas, no Pico da Bandeira. “Se for para ver o Sol nascer, acorda às 5h30, faz um sanduíche e vai ver na praia”, aconselhou, referindo-se à prática local de subir ao ponto mais alto da Serra do Caparaó para ver o dia amanhecer. 

 

(RG) 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)