Futebol Internacional

COPA LIBERTADORES

Pela 2ª vez, Brasil tenta ser campeão da Libertadores e da Sul-Americana no mesmo ano

Em 2012, Corinthians e São Paulo foram os protagonistas. Correio mostra por que Grêmio, Flamengo, Fluminense e Sport podem (ou não) conseguir o feito

postado em 25/10/2017 09:01

Lucas Uebel/CB/D.A Press
O futebol brasileiro conquistou a Libertadores e a Sul-Americana no mesmo ano apenas uma vez: Corinthians e São Paulo foram os protagonistas em 2012. Cinco anos depois, quatro clubes sonham repetir o feito. Flamengo, Fluminense e Sport enxergam, na Copa Sul-Americana, uma maneira de presentear seus torcedores ao término da temporada com a taça e a a vaga direta para a Libertadores.

Por falar na maior competição interclubes do continente, o Grêmio é o único brasileiro vivo no torneio e busca sua terceira conquista na competição. O tricolor aposta no campeonato, após o técnico Renato Gaúcho poupar o time titular em diversas partidas do Brasileirão. Por que acreditar na conquista da América?
 
A seguir, o Correio lista três motivos para o torcedor crer em troféus brasileiros e outras três razões para desconfiar de que as taças irão para a estante dos vizinhos.

Grêmio

Por que acreditar?

Quase impecável
» Até o momento, a campanha do Grêmio na Copa Libertadores da América é muito boa. O aproveitamento do clube gaúcho é de quase 76,7%. Em 10 partidas até as quartas de final, foram sete vitórias, dois empates e apenas uma derrota.

Foco total
» O Grêmio praticamente abriu mão do Campeonato Brasileiro para se dedicar exclusivamente à Copa Libertadores. O técnico Renato Gaúcho utilizou reservas em diversas partidas do torneio nacional pensando em poupar os principais atletas para os jogos da competição internacional.

Fator casa
» O Grêmio venceu todas as cinco partidas disputadas em casa até o momento. Vale lembrar que o confronto de volta das semifinais da competição será em Porto Alegre. Na decisão, o duelo de volta só não será no Brasil caso o Lanús elimine o River Plate e seja o rival dos gaúchos.

Por que não acreditar?

Acomodação
» Com o foco totalmente voltado para a Libertadores, há tempos o Grêmio não apresenta um futebol convincente, mesmo quando atua com os titulares. O time é apenas o 17º no segundo turno do Brasileirão, com 11 pontos em 11 jogos.

Algoz de brasileiros
» O adversário do Grêmio na semifinal do maior torneio interclubes da América é o Barcelona de Guayaquil, do Equador. Mesmo sem nenhum título da competição, foram os equatorianos que eliminaram o Palmeiras, em São Paulo, e o Santos, em plena Vila Belmiro. O Barcelona tem história no torneio. Tem dois vices na Libertadores, em 1998 e em 1990. 

Meia-bomba
» Titulares no time de Renato Gaúcho, o atacante Luan e o volante Michel retornaram há pouco tempo de lesão e não parecem estar em perfeitas condições físicas. Será apenas a segunda partida de Michel após uma artroscopia no joelho esquerdo.

Libertadores
Barcelona-EQU x Grêmio
Hoje, 21h45, em Guayaquil 
(Monumental Isidro Romero)
SporTV
 

Fluminense

Por que acreditar?

Retrospecto na década
» Na década, o tricolor das Laranjeiras tem feito boas participações em torneios continentais. Em 2008, o clube foi finalista da Libertadores. No ano seguinte, da Copa Sul-Americana. É o único carioca que  disputou a decisão do torneio.

Dupla experiente
» Apesar de jovens, os equatorianos Orejuela (24) e Sornoza (23) chegaram à decisão da última edição da Copa Libertadores, com o Independiente Del Valle, e tem experiência em duelos decisivos desse tipo de competição.

Confiança no goleador
» Henrique Dourado tem quatro gols na competição e é vice-artilheiro da Sul-Americana. Ele é o goleador brasileiro do ano, com 30 gols. Caso as disputas terminem nos pênaltis, Ceifador é especialista no assunto: no ano, cobrou 11 vezes e não errou nenhum.

Por que não acreditar?

Foco dividido
» O Fluminense ainda não está livre do rebaixamento no Campeonato Brasileiro. O clube tem 38 pontos no torneio nacional e está a cinco da zona da degola. Em algum momento, o time pode ter que dar mais importância ao Brasileirão.

Inexperiência
» Com o elenco limitado, o técnico Abel Braga recorre constantemente a jogadores jovens, muitos no primeiro ano na categoria profissional. Mateus Norton (21), Pedro (20) e Marlon (20) são exemplos de atletas inexperientes que são utilizados frequentemente pelo treinador.

Fase ruim
» Assim como o rival Flamengo, o momento do Fluminense não aspira confiança ao torcedor tricolor. O clube é apenas o 13º do Campeonato Brasileiro. No returno, fez apenas 11 pontos em 12 partidas disputadas. 

Flamengo

Por que acreditar?

Treinador “copeiro”
» O técnico Reinaldo Rueda é o atual campeão da Copa Libertadores e também foi finalista da última Copa Sul-Americana (cedeu o título à Chapecoense). A experiência do colombiano pode ser fundamental para os cariocas.

Campeão de tudo?
» O ineditismo do título da Copa Sul-Americana pode ser um fator motivacional para os jogadores e a torcida. Caso o Flamengo vença o torneio, terá no currículo pelo menos um taça de cada competição do calendário atual: já foi campeão do Carioca, Copa do Brasil, Brasileirão e Copa do Brasil. 

Salvação do ano
» Mesmo que leve o título continental, o ano do Flamengo pode ser considerado abaixo das expectativas da torcida. Entrentanto, a vaga direta para a Libertadores 2018 e uma taça no último mês de 2017 poderia amenizar o clima para o ano que vem.

Por que não acreditar?

Vexames internacionais
» Recentemente, o Flamengo soma vários traumas recentes na disputa de competições sul-americanas. O clube não tem nenhuma taça internacional no século. A última vez que o rubro-negro venceu um torneio continenal foi em 1999, com o troféu da extinta Copa Mercosul.

Pressão da estreia
» O rubro-negro carioca jamais fez campanhas notórias na Sul-Americana. Será a primeira vez que a equipe participará das quartas de final da segunda competição mais importante do continente. Nas outras vezes que participou, parou nas oitavas ou antes.

Má fase
» Em sétimo no Campeonato Brasileiro, o Flamengo aposta as fichas na Copa Sul-Americana para ir à Libertadores de forma direta. Porém, a fase do time é ruim e a torcida cobra por melhores resultados de um elenco que custou muito caro aos cofres do clube carioca.

Copa Sul-Americana
Fluminense x Flamengo
Hoje, 21h45, no Rio (Maracanã)
Globo e SporTV 2

Sport

Por que acreditar?

Inspiração
» O Sport pode ser o primeiro clube nordestino a chegar a uma semifinal de torneio continental em 18 anos. Em 1999, o CSA-AL decidiu o título da extinta Copa Conmebol com o Talleres, da Argentina. 

Rumo ao bi
» O lateral-esquerdo Mena foi campeão do torneio. O chileno era titular da Universidad de Chile, melhor time do torneio em 2011.

Experiência atrás
» O zagueiro Durval é viciando em taças. São 22 na carreira, sendo duas continentais: Libertadores de 2011 e a Recopa de 2012, ambas pelo Santos. No gol, Magrão costuma ser herói nas decisões por pênaltis. Na primeira fase, pegou duas cobranças contra o Danúbio.

Por que não acreditar?

Foco dividido
» Assim como o Fluminense, o Sport ainda briga para se manter na Série A do Brasileirão em 2018. A situação é ainda mais delicada que a do tricolor carioca: o Leão soma 35 pontos, dois a mais que o Vitória, primeiro time na zona da degola. 

Má fase
» O sport vive uma fase conturbada no Brasileirão. O rubro-negro pernambucano somou apenas sete pontos em 11 jogos. É o pior time do returno da competição. Nos últimos seis jogos disputados, apenas uma vitória.

Cansou?
» Um dos motivos que podem explicar o momento do Sport é a maratona de jogos do clube em 2017. O duelo de ida das quartas de final da Sul-Americana, contra o Júnior Barranquilla, será o 71º do Leão neste ano, mais do que qualquer outro clube do país.

Copa Sul-Americana
Sport x Junior Barranquilla
Hoje, 22h45, no Recife (Ilha do Retiro)
SporTV
 
*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima