Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Sete deputados não comparecem nem a metade das reuniões plenárias da Assembleia

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Fonte Normal
PUBLICADO EM Tue Jul 18 03:00:00 GMT-03:00 2017

Sete deputados não comparecem nem a metade das reuniões plenárias da Assembleia

Não foram somente poucas votações que marcaram esse primeiro semestre de trabalhos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Sete deputados não compareceram nem mesmo a metade das reuniões plenárias realizadas pela Casa, que têm como objetivo discutir e votar projetos. É o que mostra levantamento do Aparte da presença dos parlamentares em reuniões plenárias ordinárias e extraordinárias, realizadas entre fevereiro e julho deste ano. A pesquisa foi feita com base em edições do “Diário do Legislativo”, divulgado no site da ALMG.

Foram realizadas até o dia 13 de julho 67 reuniões ordinárias, que são aquelas previamente marcadas e que os deputados sabem desde o início do ano que vão ocorrer, uma vez que sempre acontecem às 14h de terças, quartas e quintas. Nesse número também foram consideradas nove reuniões ordinárias que não foram abertas por não alcançarem o quórum suficiente, mas que estavam previstas. De acordo com o levantamento, quem mais faltou foi o líder de governo, Durval Ângelo (PT), com 44 ausências. Logo depois está Leonídio Bouças (PMDB) que não foi a 43 reuniões. Ele é seguido por Gustavo Corrêa (DEM) e Rosângela Reis (PROS), que acumulam 39 faltas cada.

E nesse semestre foram convocadas outras 14 sessões extraordinárias. Nessas reuniões, que não são marcadas previamente, ocorreu a maioria das votações, principalmente as polêmicas, como a dos fundos de investimento do governo de Minas e a Lei de Diretrizes Orçamentárias do Estado. Nesses encontros, quem mais se ausentou foi o deputado Mário Henrique Caixa (PV), com dez faltas. Logo depois aparecem Iran Barbosa (PMBD) e Leandro Genaro (PSD). O primeiro deixou de ir a nove reuniões, e o segundo, a oito.

No total geral, se considerada a soma dos encontros ordinários e extraordinários do plenário da Casa, que chegam a 81 sessões, quem divide a primeira colocação são Iran Barbosa e Leonídio Bouças, com 47 faltas cada um. Já Durval Ângelo aparece em terceiro lugar, com 45 ausências.

A assessoria de imprensa de Durval contestou os números e disse que são 33 faltas em reuniões ordinárias, e não 44. Segundo a assessoria, cinco reuniões não tiveram quórum, em outras cinco ele estava em missão oficial e em um encontro ele estava na comissão. A assessoria argumenta que Durval esteve presente em 23 sessões e que nas 14 sessões extraordinárias, em que ocorreram votações, ele esteve presente em 13. A assessoria ainda alega que, por exercer o cargo de liderança, ele representa o governo e a ALMG em missões oficiais, participa de reuniões de comissões, do governo e com deputados e sempre está na Casa, cumprindo suas atribuições.

A assessoria de Gustavo Corrêa disse que as faltas não querem dizer necessariamente que ele não está na Assembleia, uma vez que, pelas funções como líder da oposição, ele às vezes se ausenta do plenário para tratar de temas do bloco e participar de comissões, além de atender em seu gabinete. Já a assessoria de Rosângela Reis argumenta que ela sempre está na ALMG, participa de audiências públicas externas e de comissões que exigem viagens. A coluna não conseguiu contato com os outros deputados. (Fransciny Alves)

Ideias populares

]Julgamento dos políticos por júri popular; fim do auxílio-moradia para deputados, juízes senadores; e redução dos impostos sobre games dos atuais 72% para 9%. Essas são algumas das 28 ideias populares de projetos de lei que estão tramitando na Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado. Essas sugestões chegam por meio do portal e-Cidadania da Casa. Se uma dessas propostas receber mais de 20 mil apoios, ela é encaminhada para a CDH, na qual passa a ser analisada. A partir do momento em que comissão recebe a ideia, é designado um relator no colegiado para realizar um documento dizendo se acata ou não a proposta. Se for aceita, ela começa a tramitar na Casa.

Neto de Getúlio Vargas

Morreu nesta segunda-feira (17)  aos 61 anos, Getúlio Dornelles Vargas Neto, neto do ex-presidente Getúlio Vargas. O corpo do advogado, um dos fundadores do PDT, foi encontrado em seu apartamento, no bairro Moinhos do Vento, região nobre de Porto Alegre. A Polícia Civil afirma que Dornelles cometeu suicídio. Ele repetiu o gesto do pai, Maneco Vargas, e do avô Getúlio Vargas, ex-presidente da República, que se mataram com um tiro no peito. Ao lado do corpo de Dornelles foi encontrado um bilhete de despedida para a família, segundo a delegada da 2ª Delegacia de Homicídios de Porto Alegre, assim como seu avô, que também deixou uma carta escrita a lápis, em 1954, quando se matou com um tiro no peito, no dia 24 de agosto de 1954, no Palácio do Catete, então sede do governo federal. Getúlio Dornelles Vargas Neto atirou contra a própria cabeça.

Postulantes ao Senado

Além de querer lançar candidato ao governo do Estado nas eleições de 2018, o PSB de Minas pretende ter concorrentes ao Senado. Nas próximas eleições, das três cadeiras que o Estado detém no Legislativo, duas vão ser desocupadas – de Aécio Neves (PSDB) e de Zeze Perrella (PMDB). É dito nos corredores da legenda que os três deputados federais têm chances de ir para essa disputa. São eles: George Hilton, Júlio Delgado e Tenente Lúcio. No entanto, neste momento, os nomes dos dois primeiros ganham mais força. O PMDB também começou a especular nomes para o Senado, como o do vice-governador e presidente do partido em Minas, Antônio Andrade. Já do lado do PSDB ainda é incerto se Aécio vai tentar ou não a reeleição, mas o deputado federal Bonifácio Andrada já se colocou à disposição para disputar o cargo. 

R$ 5.000

É a quantia que a Prefeitura de Alvorada de Minas, na região Central do Estado, pagou para a banda Toque de Classe apresentar-se, anteontem, durante a Festa do Rosário de Itapanhoacanga.

Frase do dia

“É uma vergonha que a gente tenha um presidente que use dinheiro do Orçamento para comprar votos para evitar a autorização de um julgamento. Fazer uma intervenção na CCJ trocando deputados… isso é uma venezuelização.” Marina Silva, fundadora da Rede

FOTO: WILTON JUNIOR / ESTADÃO CONTEúDO - 30.7.2011

Ordem de captura. A Justiça da Espanha teria emitido uma ordem internacional de busca e captura contra o ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira. A informação foi revelada pelo site espanhol “Cronica Global”. O motivo seria a sua participação no esquema montado por Sandro Rosell (ex-presidente do Barcelona) para desviar milhões de dólares em jogos amistosos da seleção brasileira. Segundo o site, a ordem teria partido da juíza Carmen Lamel. A decisão seria de 12 de junho, e a ordem foi dada 15 dias depois da prisão de Rosell. Se for detido, o ex-presidente da CBF não seria extraditado para a Espanha, onde é acusado de fazer parte de organização criminosa.

O que achou deste artigo?
Fechar

Sete deputados não comparecem nem a metade das reuniões plenárias da Assembleia
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Log View