Mundo Moto

veja todos os posts
por Fausto Macieira

tl2 austria

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pista secando mais ainda molhada para o TL2 da Moto3. Condições traiçoeiras, com um trilho seco e o resto do traçado aind muito úmido. E as surpresas acontecem; Arbolino lidera, não, Canet, Atiratphuvapat, não McPhee, felizmente, hehe...

 

O tempo do escocês, 1'45''772, mas Canet toma a ponta com 10 minutos de Tl2, no tempo de 1'45''738. Pow, Atiraphuvapat recupera a ponta e não resiste a dar uma olhad no telão em plena reta, essa juventude não é mole.

 

Maria Herrera, 30ª de manhã, surge em 9º, mas é logo rabaixada para 13º, tá maneiro ainda. Bulega comanda agora, com  1'45''569, mas é superado por Jakub Kornfeil, há quanto temo ele não aparecia bem. O tempo do checo, 1'45''552.

 

Outro que há tempos não andava bem toma a ponta com 17 de TL2, Nicollo Antonelli, com 1'45''303. John McPhee  informa que a pista está muito enganosa, seca em alguns pontos, outros com poças e alguns completamente molhados.

 

Metade do treino e os pilotos param para ajustes. Surge um sol tímido, que bom para o esquadrão da MotoGP, que sairá para trabalhar logo depois.

 

Ayumu Sasaki é o primeiro a sair com pneus slick. Ele vem sendo orientado pelo ex-campeão das 250 Hiroshi Aoyama, e vem evoluindo rápido, vamos ver como ele se sai nessas condições.

 

16 minutos para o fim e Guevara toma a ponta, com 1'44''551. A seguir Antonelli, Kornfeil, Bulega, DiGiannantonio, Atiratphuvapat, Canet. McPhee, Arbolino, Bezecci, Suzuki, Loi, Martinez-Abrego, Oettl e Arenas nos top 15 à frente de Migno e Herrera.

 

Sasaki de slicks toma a ponta, mas é superado por Mir, que volta a comandar a festa, com 1'43772. Fenati detona uma supervolta na pista secando rapidamente, 1'41''720, 2 segundos abaixo do tempo do líder do Mundial de Moto3.

 

Oettl pega uma carona na moto de Manuel Pagliani para ser 2º, com Fenati baixando para 1'41''075. O malaio Norrodin  é 2º e eme 3º... Maria Herrrera! Que bacana ver a única mulher no Mundial nos top 3, ainda que provavelmente não vá durar muito. Mas ela vem em amarela e vermelha nas 2 primeiras parciais, opa, vermelha na seguinte. Ela permanece em 3º, porque Fenati e Norrodin também melhoraram.

 

O chefe de equipe da espanhola diz que ela está confiante desde as férias de verão, e o campeonato ganha novo colorido com as trancinhas da Herrera no grupo da frente. Ela está usando a carenagem antiga, porque a equipe só tem uma das novas e a está guardando para amanhã.

 

Canet toma a 2ª posição a 8 minutos do fim, com Norrodin recuando para 3º e Maria 4ª, à frente de mcPhee, Arbolino, Oettl, Bendsneyder, Bulega, Suzuki, Sasaki, Ramirez... Joan Mir é apenas 20º a 7 minutos da bandeirada.

 

O malaio Norrodin em vermelhas para assumir a ponta, com 1'39''561.Canet responde com 1'39''136. Bastainini é o 3º à frente do compatriota Fenati, com Rodrigo em 5º, depois Oettl, Herrera, Danilo e DiGiannantonio fechando os top 10 a 4 minutos do fim.

 

tl2 austria2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Começa a chover novamente, os pilotos se retiram e tempos estão consolidados neste TL2 da MotoGP, mas valem os do TL1 em pista seca, com Mir comandando a massa e o campeonato...

 

tl2 austria1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 A pista está bem molhada para o início do TL2 da MotoGP, uma má notícia para Valentino Rossi, apenas 12º no TL1 hoje de manhã. O tempo a bater, 1'24''631 de Barberá hoje de manhã, que no momento parece inalcançável devido às condições da pista.

 

24 graus na pista, e a escolha de pneus mais uma vez será crucial. A Michelin levou para Spielberg lisos macios, médios e duros assimétricos na roda traseira, e com pneus de chuva também assimétricos , mais duros para o lado direito.

 

Mika Kallio com pneus de chuva, Abraham sai com pneus lisos e vai para a ponta, mas é logo supeardo Loris Baz, com Valentino Rossi, com pneus macios lisos, em 2º, com 1'35''4677. Muitos pilotos não saem para a pista, aguardando o desenrolar dos acontecimentos. Bas, com médio na frente  macio atrás, marca 1'29''792, cinco segundos mais lento do que o tempo de Barberá no TL1.

 

Apenas, o francês, o italiano e o checo saíram da garagem. Baz  melhorar para 1'28''194, mmm, as coisas começam a melhorar com 7 minutos de sessão. Abraham sobe para 2º, com 1'31''279. Rossi voltou para a garagem, dizendo que a pista ainda está muito molhada e não vale a pena arriscar no momento.

 

Não é o que pensam Zarco e Redding, que acabam de sair. 1'32''036 para o inglês, 1'33''857 para o francês. Outro francês, Baz, que joga seu futuro neste 2º semestre, baixa para 1'26''785.

 

MM93 coloca o capacete, parece que o movimento vai aumentar. A equipe de Aleix Espargaró informa que amanhã ele irá testar um novo motor. temos apenas 9 pilotos na pista com 15 minutos de TL2. A ordem no momento é Baz, Redding, Miller, Zarco, Bautista, Rins, Rabat, opa tem mais gente na pista.

Redding toma a ponta , com 1'26''576, já são 14 pilotos girando, entre eles Rossi. Bautista em vermelhas, 1'26''279 para ele, mas vai durar pouco, 1'26''229 para Márquez, Redding reage com 1'26''049. Rossi, em último, dá um aduezinho para a câmera e vai para cima. Bautista e Márquez em vermelhas de novo. Uma, duas, três, 1'25''669 para Bautista, 1'25''530 para Márquez; a pista melhora e há tempo para bater a marca de Barberá.

 

As Yamahas não estão usando a nova carenagem, mas Rossi usa a versão anterior. "mens austríaca" e "mais Suzuki". Ambas montaram os garfos testados em Brno segunda-feira. Bautista martela de novo, 1'25''346. Rossi é 20º e Viñales 21º no momento.

 

Na Suzuki, Andrea está usando um novo chassi desde Barcelona, eqnuanto Alex Rins passou a usá-lo no teste pós-GP da República Checa.

 

Na pista, 1'24''649 para Márquez, dessa vez com Dovizioso atrás dele, depois Bautista, Pedrosa, Petrucci, Iannone, Lorenzo, Barbrá e Aleix. Rossi sobe de 15º para 6º, mas ainda fora dos top 10 nos tempos combinados.

 

Viñales é 2º a 0,583s de Márquez, mas Dovizioso o remove dali menos de um minuto depois. O italianao está a 0,299 de Márquez, que está a meros 2 centésimos do registro de Barberá no TL1.

 

Petrucci volta á pista com as asas internas; ele é o 6º à frente de Rossi, mas Crutchlow o remove dali. Rossi sobe de 8º para 6º, ainda não ´suficiente para colocá-lo no potencial Q2. A previsão do tempo é de pista seca para este sábado, mas nunca se sabe.

 

tl2 austria9

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lorenzo sai da pista, controla uma situação-limite e chega trombar em uma capa vermelha que cobre a barreira de ar na Curva 4, lance de tourada...

 

Menos de 15 e os tempos combinados são exibidos na tela. Apenas Marc Márquez conseguiu baixar seu tempo anterior. Iannone, 8º no momento, em parciais laranjas, assim como Aleix, o 10º. eles também estão fora do Q2. Aleix sobe para 4º e iannone recua para 9º.

 

MM sai da garagem com pneu médio usado na traseira, assim como Pedrosa e Redding. Iannone acerta uma bela volta e sobe para 3º! E mais, 10º nos combinados, tirando Cal Crutchlow do potencial Q2.

 

Valentino está saindo para 9 minutos de tentativas para melhorar sua posição provisória no grid. Ele está em 8º mas em 13º nos combinados. Viñales sobe para 2º, com 1'24''802. Redding de 17º para 8º, com 1'25''379.

 

tl2 austria8

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dovizioso vai para sua 3ª sequência a 5 minutos do fim. Ele está em 3º, com 1'24''948. Zarco escala apara 4º, com 1'24''958. Mas Redding o tira de lá, com 1'24''952.

 

Rossi acerta uma ótima e é 3º, com 1'24'', encaixando de quebra um aposição nso tpo 10 combinados. Lorenzo vai apara a pota a 4 minutos do fim, 1'24''616, a melhor volta do dia. Zarco é 2º, depois Márquez, Viñales, Crutchlow e Rossi, em 6º.

 

Três para acabar e Zarco em laranjas para ser... 1º! 1'24''572! Crutchlow gesticula colérico para Redding, alguma coisa aconteceu. Zarco e Lorenzo em vermelhas, Márquez fora da pista. Zarco baixa para 1'24''522. Pedrosa também em vermelhas, 1'24''474!

 

E Rossi está fora dos top 10 de novo a menos de um minuto do fim, pois Crutchlow o tirou de lá. Viñales na ponta no cronômetro zerado, com 1'24''305. Pedrosa 2º mas tem gente na volta e Dovizioso em vermelhas, uma, duas, Viñales vermelha e cinza, mas muito p´roximo do prórpio tempo parcial, vermelhas para os 3 no 3º setor, Dovi na ponta, 124''046! Viñales não tem como responder e o italiano coloca sua Ducati carenada em 1º!

Rossi ficou em 2º e vai ter que trocer para não chover no TL3 amanhã de manhã. os tempos desse movimentadíssimo TL2 ficaram assim.

 

tl2 austria5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na Moto2, que eu não pude acompanhar por estar em outras missões relevantes para o motociclismo. É sério, mas não parece. De toda forma, depois deuma passagemde comando de Miguel Oliveira, com a "nacional" KTM,  Tom Luthi liderou até quase o fim quando o "nostro" Morbidelli saiu no topo por 3 centésimos de segundo.

 

tl2 austria6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mattia Pasini, que fez uma salvada emocionante para cair pouco depois, ficou em 4º, seguido por Isaac Viñales, em ótimo desempenho na SAG de Eduardo Perales, e Fabio Quartararo fechando os top6. 16 pilotos no mesmo segundo do líder.

 

Amanhã tem muito mais...

 

tl2 austria7

 

 

 

 

 

 

Fausto Macieira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

0
veja todos os posts

Fausto Macieira

carioca, 61 anos,

Motociclista desde 1970, editor de motociclismo do SporTV registrado na Federação Internacional - FIM , ex-campeão carioca de motocross, competiu no Brasil e no Exterior, comentarista do Mundial de Motovelocidade desde 1996.

SOBRE A PÁGINA
Divulgar e fortalecer o motociclismo de A a Z, de Aprilia a Zundapp. Essa é a proposta do blog Mundomoto, que há mais de uma década trata dos temas ligados às duas-rodas-e-um-motor. Motocicletas de qualquer tamanho ou preço fazem seu coração bater mais forte e sua pele arrepiar. Ela foi inventada antes dos automóveis. Com ela, não importa o destino, você vai chegar antes. Se quiser, porque a melhor opção é não ter pressa, curtindo o meio-ambiente, o vento no rosto e a liberdade na alma...Braaaaaap!