Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

20/7/2017 - São Roque - SP

PROGRAMA ATITUDE Como a cidade de São Roque atende as pessoas em situação de rua?




da assessoria de imprensa da Prefeitura de São Roque

A Prefeitura de São Roque promove ações em atenção às pessoas em situação de rua.  Provê às pessoas atendimento de proteção social considerado de média e alta complexidade, para que recuperem sua autonomia de forma integral e sejam reinseridos socialmente, sobretudo entre seus familiares.

As buscas para identificação de pessoas neste tipo de situação são feitas de forma ativa no município que a partir de 2017 também conta com buscas noturnas.

Todas as ações promovidas objetivam – sobretudo – criar oportunidades para que a pessoa saia da rua a partir de um plano de metas, pelo qual possa, no menor tempo possível, ser reinserido na sociedade.

Qualquer forma de atendimento depende, porém, da autorização por parte do cidadão (morador de rua ou não). Em todos os casos é trabalhada a aceitação da pessoa quanto ao encaminhamento ou acolhimento, para que possa ter acesso à proteção integral.

Como é identificada a população de rua?

Dentro das ações promovidas pela Prefeitura em atenção a este público estão abordagens frequentes feitas por agentes sociais em logradouros públicos e praças do município.

Nestas abordagens são identificadas as pessoas, se são de São Roque, se estão em São Roque apenas de passagem ou, ainda, se são pessoas residentes nos bairros da cidade, mas costumam permanecer em locais públicos por outras vulnerabilidades (álcool e droga).

Após a abordagem social, o que a Prefeitura faz?

Quando há o aceite pelo cidadão, ele passa a ser atendido pelo Departamento de Bem Estar Social, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que funciona à Av. Antônino Dias Bastos, 1045 - Centro, São Roque - SP  , de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Em São Roque, assim que procura de forma espontânea o Creas ou é encaminhado ao local, o morador de rua é acolhido pela equipe técnica  e passa por uma triagem, que é feita por um psicólogo e por um assistente social. Esta triagem permite que a equipe do CREAS  identifique os melhores encaminhamentos  ao caso e, quando necessário, providencia o retorno da pessoa à sua cidade de origem, aos que estão apenas passando pela cidade.

Se a pessoa em situação de rua não for de São Roque, o que é feito?

Se não é morador de São Roque a equipe assistencial faz a identificação da cidade de origem desta pessoa e providencia seu retorno, para início de inclusão na rede socioassistencial e a ação de sensibilização, pela cidade de origem, junto à família ou amigos desta pessoa.

Se for preciso, para os moradores de São Roque há, também, o encaminhamento à área da saúde ou para o abrigo institucional.

Há acolhimento institucional à pessoa em situação de Rua em São Roque?

A Prefeitura realiza num serviço de acolhimento institucional para pessoas em situação de rua e emergencial para pessoas e/ou grupo familiar em trânsito.

Neste serviço, chamado a partir de 2017 de ABRIGO INSTITUCIONAL os acolhidos contam com equipe de cuidador social, merendeira, sócio educadora, operacional de limpeza e coordenação, que fazem o acompanhamento individual e coletivo dos usuários do serviço.

Durante o período que estão em acolhimento estas pessoas recebem os cuidados necessários como alimentação, banho, vestuários, orientação psicosocial entre outros outros. Quando a pessoa apresenta condições, é feito seu desligamento.

Há outros encaminhamentos?

Nos casos em que a indicação não seja de encaminhamento ao abrigo, a pessoa em situação de rua é encaminhada para outros atendimentos, tais como o PA da Santa Casa ou Centro de Atenção Psicossocial (Caps).

Em todos os casos é trabalhada a aceitação da pessoa quanto ao acolhimento e para que possa ter acesso à proteção integral enquanto não reinserida na sociedade.

Como aciono uma abordagem social?

Pode entrar em contato com o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) pelo número de telefone (11) 4784-1549, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas e funciona na Rua Marino Camurça, 67 – Centro – São Roque ou pelo numero (11) 9-9398-1482

Após às 22h e aos finais de semana  é possível acionar a Guarda Civil Municipal, pelo telefone (11) 4712-2633 para a verificação de pessoas em situação de rua.

Abordagens Noturnas: Desde Maio de 2017 a equipe do Departamento de Bem Estar Social da prefeitura realiza abordagens sociais noturnas de segunda às sexta feiras das 18h às 22h. Isso faz com que um novo público possa ser reconhecido, cadastrado e se possível encaminhado aos serviços sociais.

Lembre-se: NÃO DE ESMOLA. ENCAMINHE!

Por que a Prefeitura não impede a presença de moradores de rua na cidade?

A Prefeitura de São Roque respeita o artigo 5º da Constituição Federal e, dentro de sua liberdade individual, ninguém pode ser obrigado a participar de um serviço ao qual não manifestem interesse.

Para explicar a importância na inserção nos serviços, porém, os técnicos da rede socioassistencial se esforçam nas abordagens semanais, diurnas e noturnas no intuito de sensibilizar a pessoa em situação de rua a aderir ao serviço de acolhimento e outros encaminhamentos pertinentes a cada situação, para que ela entenda esta inserção como oportunidades de condições de acolhida e para reconstruir seus projetos de vida, respeitando suas escolhas.

Como posso colaborar?

Você pode enviar suas doações ao fundo social. As maiores necessidades são:

  • Roupas masculinas;

Produtos de higiene pessoal (para mulheres e homens).



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.