Por Prefeitura Municipal de Florianópolis

Verão em Florianópolis é sinônimo de praias e belas paisagens naturais. Porém, é também o período do ano em que a mobilidade urbana é mais exigida, se tornando um desafio para a temporada da Capital. Isso acontece porque a cidade recebe muitos turistas, o que acaba sobrecarregando o trânsito principalmente em vias que dão acesso às praias. Visando melhorar a mobilidade, a Prefeitura de Florianópolis disponibilizou uma alternativa de transporte marítimo para moradores e visitantes da Ilha que desejam acessar a Barra da Lagoa, um local de beleza privilegiada.

Implantada em uma das regiões que mais recebem turistas durante a temporada na Capital, a linha Lagoa-Barra da Lagoa do transporte lacustre atende a região desde o final de dezembro de 2022. A opção é uma alternativa para quem quer evitar filas e aproveitar a paisagem do lindo passeio. Os passageiros parece que aprovaram a ideia, já que em apenas 18 dias, 5.816 pessoas já utilizaram o transporte. Desde o dia 27 de dezembro até o dia 13 de janeiro, a média fica em 323 passageiros por dia.

A linha, disponibilizada pela Prefeitura de Florianópolis e operada pela Cooperativa de Barcos de Florianópolis (Cooperbarco), será realizada até o final de março, em dias úteis, finais de semana e feriados. "Em um local de fluxo intenso de carros, esse trajeto fica sobrecarregado. Essa é uma forma de incentivar o uso de outros meios dando mais uma alternativa a visitantes e moradores", afirma o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.

A linha possui partidas de hora em hora, com início a partir das 10h, que é quando começa um maior movimento na região. O último horário do dia é o transporte das 18h, que sai da Lagoa da Conceição. O tempo aproximado do percurso é de 30 a 40 minutos.

O ponto de partida do Centrinho da Lagoa é no terminal lacustre, que fica ao lado da Ponte da Lagoa da Conceição. Já na Barra da Lagoa, o ponto fica próximo à ponte pênsil, no restaurante Maria & Maria. A tarifa é R$ 12,50 por percurso, podendo ser pago por PIX ou em dinheiro. O transporte é pet friendly, ou seja, animais de estimação podem acompanhar o trajeto, desde que estejam dentro de caixas de transporte adequadas.

Segundo a Superintendência de Transportes e Mobilidade da PMF, no final de fevereiro deste ano, será realizada uma reunião para analisar como foi a demanda da nova linha e o resultado obtido para a mobilidade da Capital durante essa temporada. O objetivo é que, com base nesse balanço, seja decidido sobre a eventual ampliação do serviço oferecido na região da Lagoa, Barra da Lagoa e outros pontos do Município.

Leia também

Prefeitura Municipal de Florianópolis

Mais lidas

Mais do G1

Desde a semana anterior ao Carnaval, estão sendo realizados mutirões de saúde e ações preventivas e educativas

Prefeitura de Florianópolis aposta em ações de saúde para prevenir a transmissão de IST e HIV neste Carnaval

O espaço para registro de denúncias estará disponível na Passarela Nego Quirido e no Bloco dos Sujos durante o sábado de Carnaval

Carnaval de Florianópolis terá foco no combate ao preconceito e à violência

A Prefeitura de Florianópolis está promovendo ações no mês de novembro para reflexão e celebração da herança cultural afro-brasileira

Em Florianópolis, Mês da Consciência Negra destaca a importância do combate ao racismo

Moradores e turistas vão dispor de maior segurança e conforto em meio à Mata Atlântica

Caminho histórico da Costa da Lagoa em Florianópolis está sendo revitalizado para promover segurança e sustentabilidade

O maior parque da região continental de Florianópolis conta agora com playground, pet place e área esportiva ampliados

Após revitalização, Parque de Coqueiros oferece ainda mais alternativas de lazer à população da Capital

A ferramenta utiliza algoritmos e analisa camadas de mapas para identificar restrições e condicionantes dos imóveis

Florianópolis é a primeira cidade do Brasil a implementar Consulta Ambiental Automatizada

Com a premiação, a cidade ganha ainda mais visibilidade no cenário nacional

Florianópolis é campeã nacional em inovação com programas de empreendedorismo e inovação
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!