Paraísos secretos em Florianópolis: confira 4 lugares isolados na Capital de SC

Para quem gosta de curtir o sossego da natureza, Florianópolis oferece opções de passeio para todos os gostos

A Capital do estado de Santa Catarina, Florianópolis, é um dos principais destinos turísticos do Brasil e completou 350 anos de história neste mês de março. Não à toa. A famosa Ilha da Magia é de uma beleza sem tamanho.

Costa da Lagoa, em Florianópolis – Foto: Cristiano Andujar/Prefeitura Municipal de Florianópolis/DivulgaçãoCosta da Lagoa, em Florianópolis – Foto: Cristiano Andujar/Prefeitura Municipal de Florianópolis/Divulgação

Além de suas dezenas de praias, oferece aos seus admiradores rios, lagoas, cachoeiras, Mata Atlântica, trilhas leves e radicais e esportes a serem praticados na terra, na água ou no mar.

Sua gastronomia é reconhecida pela Unesco, que incluiu Florianópolis na rota da gastronomia internacional. Como cidade cosmopolita que é, diferentes culturas se encontram em seu território.

Os casarões antigos, da época da ocupação açoriana, convivem com os prédios modernos de tempos recentes. Se o Mercado Público é o ponto de encontro da diversidade de pessoas no Centro da cidade, a Lagoa da Conceição é o coração de Florianópolis.

O ambiente natural é sem dúvidas um dos maiores presentes que Florianópolis nos oferece. Cabe a nós retribuir cuidando e preservando essa riqueza da Ilha da Magia. Conheça quatro deles que são verdadeiros paraísos secretos.

1. Ponta das Campanhas: um pequeno paraíso com praia e piscinas naturais em Florianópolis

 Entre as praias da Armação e do Matadeiro você encontra uma pequena ponte de madeira que te leva à Ponta das Campanhas – Foto: Arquivo/Anderson Coelho/ND Entre as praias da Armação e do Matadeiro você encontra uma pequena ponte de madeira que te leva à Ponta das Campanhas – Foto: Arquivo/Anderson Coelho/ND

A Ponta das Campanhas é um pedacinho de terra em meio ao mar, entre a Praia da Armação e a Praia do Matadeiro, no Sul da ilha. Como tantos outros lugares em Florianópolis, este também é cheio de charme.

A beleza do lugar é composta pela ponte de madeira que dá acesso ao local, o morrinho com amplo gramado onde pastam alguns cavalos e as piscinas naturais formadas em meio às rochas. Isso sem falar da vista para as duas praias.

Para chegar até lá, caminhe pela passarela que divide a Praia da Armação e a do Matadeiro. Ali a paisagem é igualmente encantadora, com o mar de um lado e o rio Sangradouro de outro, ambos envoltos por morros verdejantes.

Seguindo até o final da passarela você chegará na Ponta das Campanhas. Já na península, à esquerda está o trapiche onde saem embarcações para a Ilha do Campeche, outro paraíso de Florianópolis, e à direita o acesso ao morrinho e às piscinas naturais.

Do alto do morrinho, olhando para o lado esquerdo se tem uma visão panorâmica do Matadeiro. Para o lado direito está a Praia da Armação e os barquinhos que ocupam o extenso mar. No alto você também encontrará uma imagem de Iemanjá, cercada por oferendas que lhe ofereceram. Na mesma área há um balanço de madeira. O espaço pode ser dividido com os cavalos que ali pastam.

Descendo o morrinho, você chegará a algumas piscinas naturais, onde parcela do mar é cercada pelos rochedos. A água ali é transparente e convidativa para um banho tranquilo nesse pequeno paraíso de Florianópolis.

2. Costa da Lagoa: história, gastronomia e banho de cachoeira em Florianópolis

Costa da Lagoa, em Florianópolis - Cristiano Andujar/Prefeitura Municipal de Florianópolis/Divulgação
1 3
Costa da Lagoa, em Florianópolis - Cristiano Andujar/Prefeitura Municipal de Florianópolis/Divulgação
É possível acessar o local por uma trilha que leva até a Cachoeira da Costa da Lagoa, em Florianópolis - Prefeitura Municipal de Florianópolis/Divulgação
2 3
É possível acessar o local por uma trilha que leva até a Cachoeira da Costa da Lagoa, em Florianópolis - Prefeitura Municipal de Florianópolis/Divulgação
Na Costa da Lagoa é possível provar da gastronomia manezinha com restaurantes com vista para o mar - Prefeitura Municipal de Florianópolis/Divulgação
3 3
Na Costa da Lagoa é possível provar da gastronomia manezinha com restaurantes com vista para o mar - Prefeitura Municipal de Florianópolis/Divulgação

Uma pequena comunidade, quase isolada, mantém viva alguns hábitos da cultura açoriana dos povoadores de Florianópolis. Conhecê-la é também uma forma de entrar em contato com a história da Ilha da Magia e seu patrimônio cultural.

Somado a isso, a paisagem do percurso até a Costa da Lagoa vale cada passo da caminhada ou cada minuto da viagem de barco. A localidade fica na região Leste de Florianópolis, no bairro Lagoa da Conceição – o coração da ilha.

Para chegar até esse paraíso de Florianópolis são quatro as opções. A primeira é pegar uma das embarcações que saem do trapiche ao lado da ponte no Centrinho da Lagoa da Conceição e navegar por 40 minutos. A segunda é embarcar no trapiche dentro do Parque Ecológico do Rio Vermelho e atravessar a lagoa em dez minutos.

As outras opções são percorrer uma das duas trilhas, a que sai do Canto do Moreira, em Ratones, ou a que começa no Canto dos Araçás, na Lagoa da Conceição até a Costa da Lagoa.

Pela trilha do Canto dos Araçás, você terá gratas surpresas pelo caminho. Ao longo do trajeto, em meio à Mata Atlântica, irá passar por sete vilas onde moram, em sua maioria, pescadores da região. Encontrará também um antigo engenho de cerca de 150 anos e um antigo casarão erguido por pessoas escravizadas por volta de 1780.

Assim como poderá conhecer a Garapuvu, uma árvore que séculos atrás era utilizada pelos povos indígenas para construção de suas canoas. Com sorte, também poderá avistar saguis, macacos-prego, gralhas-azuis e tucanos.

Após sete quilômetros de caminhada em aproximadamente 2h30, chegará finalmente no Centrinho da Costa da Lagoa. Ali estão, às margens da Lagoa da Conceição, diversos restaurantes oferecem pratos à base de frutos pescados pelos homens da comunidade. Tudo fresco e familiar.

Próximo ao local, um caminho leva a uma pequena cachoeira que forma uma piscina natural de água bem gelada. Perto dela, uma pequena extensão de areia forma uma prainha de águas calmas, rasas e sem correnteza. São todos presentes que Florianópolis oferece aos seus moradores e visitantes.

3. Praia da Solidão: uma área de mar, rio, cachoeira e Mata Atlântica em Florianópolis

Praia da Solidão, em Florianópolis – Foto: Arquivo/Flávio Tin/NDPraia da Solidão, em Florianópolis – Foto: Arquivo/Flávio Tin/ND

A Praia da Solidão é um refúgio retirado e aconchegante no Sul de Florianópolis. Escondida em meio às belezas naturais e tranquila em relação ao número de visitantes, seu nome é uma referência a essas características. Ela está localizada no bairro Pântano do Sul, a cerca de 30 quilômetros do Centro. Próximas a ela, estão as praias dos Açores, de Pântano do Sul, do Matadeiro, da Lagoinha do Leste, entre outras.

Considerada uma das mais bonitas de Florianópolis, a Praia da Solidão reúne em uma área de apenas 800 metros de extensão o mar, o rio, cachoeira e vegetação. A orla é cercada por morros cobertos pela Mata Atlântica.

No canto direito da praia, você encontra o Rio das Pacas. Seu curso se encontra com o mar, que na Praia da Solidão tem águas claras que variam entre mansas e agitadas – dependendo das condições do mar.

Para completar o reduto natural, em uma pequena trilha de aproximadamente 15 minutos se chega à Cachoeira da Solidão. A queda d’água de apenas quatro metros é bonita e forma uma piscina natural onde é possível tomar banho.

A areia branca e fina dessa praia de Florianópolis costuma ser local de caminhada em meio à natureza. Uma passarela extensa de madeira contorna o costão rochoso e leva o caminhante à praia ao lado, a dos Açores.

No mar, é possível ver surfistas e praticantes de stand up paddle. Como se trata de um reduto ainda pouco habitado, não há muita variedade de quiosques e restaurantes, mas é possível fazer boas refeições. Além disso, a Praia da Solidão está ao lado da Praia de Pântano do Sul, referência na gastronomia de frutos do mar em Florianópolis.

4. Praia da Lagoinha do Leste: um paraíso preservado com mar, lagoa e verdes morros em Florianópolis

Praia da Lagoinha do Leste, em Florianópolis – Foto: Prefeitura Municipal de Florianópolis/DivulgaçãoPraia da Lagoinha do Leste, em Florianópolis – Foto: Prefeitura Municipal de Florianópolis/Divulgação

A 31 quilômetros do Centro de Florianópolis, escondida entre os morros do Matadeiro e do Pântano do Sul, em um local onde não se pode chegar de carro, está localizada uma das praias mais bonitas e preservadas da Ilha da Magia: a Praia da Lagoinha do Leste.

Como sua área situa-se dentro do Parque Municipal da Lagoinha do Leste, protegido por leis ambientais, não há estradas que levem até ela. O caminho é por trilha ou barco.

O acesso à Praia da Lagoinha do Leste é pelas vizinhas Praia do Pântano do Sul ou Praia do Matadeiro, na região Sul de Florianópolis. No primeiro caso, a trilha pela Mata Atlântica tem dois quilômetros em um terreno bastante íngreme. Já pelo Matadeiro, o percurso tem o dobro de extensão, mas o terreno é mais plano.

Em qualquer uma das opções, esteja sempre acompanhado de pessoas que conheçam o local. Isso evita que você se perca na mata. Você também pode optar por ir de barco. Das duas praias, pescadores locais fazem a travessia de visitantes em dias de boas condições do mar.

Chegar até a Praia da Lagoinha do Leste é como encontrar um paraíso escondido. Cercada por morros de um verde exuberante, ela oferece generosamente ao visitante uma faixa de 1km de areia clara e fina, que também formam dunas, um mar de águas cristalinas e uma lagoa tranquila.

Para os surfistas, o mar apresenta boas ondas, o que requer atenção dos banhistas especialmente por conta do repuxo. O banho em águas calmas pode ser feito na lagoa doce, que é separada do mar pela faixa de areia. Tudo em um só lugar.

Por ser uma praia preservada, apenas alguns comércios são autorizados a funcionar por lá na alta temporada. O que requer que esteja preparado com água e lanches para passar o dia. Se você busca uma aproximação com a natureza em Florianópolis, poderá viver essa experiência em plenitude na Praia da Lagoinha do Leste. Sem dúvidas você não esquecerá as paisagens desse paraíso manezinho.

Explore mais conteúdos da cidade