Por John Pacheco, g1 SC


Mesmo virando uma península, nome da Ilha do Papagaio Grande segue o mesmo — Foto: Praia Balneário Ponta do Papagaio/Reprodução

Em reportagens jornalísticas que antecedem sorteios da Mega-Sena, muitas pessoas respondem de cara o que fariam caso conquistem o prêmio milionário: comprar uma ilha! A sensação de exclusividade ao comprar uma em localização privilegiada, pode ser realizada em Santa Catarina. Parte de uma ilha com cenários paradisíacos e natureza intocada a poucos minutos do Centro de Florianópolis está à venda há mais de uma década e atualmente é anunciada por R$ 29,9 milhões.

Para quem busca exclusividade e tranquilidade ou até mesmo investir em novos negócios, o trecho em comercialização está na parte norte da Ilha do Papagaio Grande, em Palhoça.

Mesmo chamada de ilha, atualmente a região à venda é considerada uma península, pois nos últimos anos a erosão do solo abriu um trecho de areia trafegável ligando ao continente. Trecho este que fica submerso em períodos de maré cheia, sendo necessária a navegação.

Trecho da Ilha do Papagaio Grande que está à venda — Foto: Buch Imóveis/Divulgação

Segundo a imobiliária responsável pelo negócio, a localização é privilegiada. Fica cercada pela Enseada da Pinheira e pela Praia do Sonho, duas das regiões litorâneas mais visitadas da Grande Florianópolis.

Pelo mar, a área à venda fica a cerca de um quilômetro da Ponta dos Naufragados, ponto mais ao extremo sul da Ilha de Santa Catarina, onde fica Florianópolis.

Há no terreno de 121 mil metros quadrados uma residência com quatro suítes, dois dormitórios, cinco banheiros, área de serviço, casa de caseiro, piscina e um terreno plano aberto de 1 hectare.

O fato de estar à venda há mais de uma década não é uma preocupação para os proprietários, diz Germano Rauen Buch, especialista em perícia de avaliação imobiliária e diretor da empresa que anuncia e intermedia a venda do trecho.

"Já vieram propostas. Acontece que os proprietários não tem interesse em permuta. Muitas propostas que vieram queriam trabalhar com permutas, dando imóvel, negociação, coisas assim. E o proprietário não tá vendendo porque está precisando, está vendendo porque já curtiu bastante e está numa outra etapa da vida. Já tivemos propostas também por valores bem inferiores, o qual não atendeu os expectativas do vendedor", pontuou.

Trecho de areia que se formou com erosão e ligou continente à Ilha do Papagaio Grande — Foto: Jair Praidi/Reprodução

A ilha integra a área urbana do município de Palhoça e caso o novo proprietário deva investir, a lei municipal prevê construções de até dois pavimentos, podendo abrigar um resort, restaurante ou qualquer outro empreendimento pouco poluente e que não cause impactos agressivos.

Assim como a Papagaio Grande, há outras 24 ilhas particulares em Santa Catarina, alguma delas à venda, a maioria por valores milionários, mas nenhuma que supere o preço cobrado em Palhoça.

Mesmo com a compra é importante ficar atento às questões legais. Ilhas oceânicas no Brasil pertencem à União, Mas existem exceções. Por algum tempo, famílias que ocuparam por gerações essas porções de terras ganharam o direito à propriedade, o que não ocorre mais. Nestes casos a pessoa realmente é o dona da ilha e pode vendê-la, se assim desejar.

Reveja os VÍDEOS mais assistidos do G1 SC

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!