Por John Pacheco, g1 SC


Como saber se você está com dengue e se é grave

Como saber se você está com dengue e se é grave

O Ministério da Saúde confirmou que 19 novas cidades de Santa Catarina vão receber doses da vacina contra a dengue, todas elas na Grande Florianópolis. Atualmente, 13 cidades do Norte do estado (veja quais) já oferecem o imunizante, que no primeiro mês de aplicação alcançou apenas 22% do público-alvo, que são crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

Santa Catarina está em situação de emergência por causa da dengue. De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica, são 25.707 casos confirmados e 38 mortes causadas pela doença em 2024.

Os imunizantes, que ainda não têm data para serem enviados às cidades, não se tratam de novas doses, mas sim de doses remanejadas que correm risco de vencimento em 30 de abril.

“Não podemos deixar essas doses vencerem. Diante disso, o Ministério trouxe uma solução: redistribuir, dentro das unidades federadas, ou seja, dentro dos estados, para municípios que ainda não foram contemplados”, disse Éder Gatti, diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunização (DPNI).

Confira as cidades de SC que vão receber doses da vacina da dengue:

A pasta não sabe precisar quando as doses chegarão nessas novas cidades, já que isso depende da logística.

Na primeira etapa de distribuição de doses, o ministério determinou que fossem incluídas as cidades com mais de 100 mil habitantes e os munícipios vizinhos com casos de dengue tipo 2.

Em Santa Catarina, a escolhida foi Joinville, cidade mais populosa do estado e que atualmente concentra o maior número de casos e mortes.

Reveja os VÍDEOS mais assistidos do G1 SC

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!