Por G1 Itapetininga e Região


Região de Itapetininga registra mais de 100 assaltos na zona rural, afirma a polícia

Região de Itapetininga registra mais de 100 assaltos na zona rural, afirma a polícia

O número de furtos e roubos em propriedades rurais estão entre os mais registrados de janeiro a junho deste ano, na região de Itapetininga (SP), de acordo com a Polícia Militar.

Em Avaré (SP), por exemplo, já foram registrados 188 furtos, 21 roubos, sendo 9 deles de carga. Já em Itapetininga foram registrados 154 furtos e 19 roubos.

Foram registrados mais de 300 casos de furtos e roubos na zona rural de Itapetininga — Foto: Reprodução/TV TEM

Por isso, quem mora na zona rural afirma que está preocupado com os crimes cometidos com frequência. Em uma propriedade rural do Bairro Sapezal em Alambari (SP), por exemplo, duas éguas foram roubadas em maio deste ano.

Segundo o funcionário da propriedade, que não quis se identificar, o criminoso furtou as éguas e ainda as usou para furtar mais 21 cabeças de gado de uma propriedade vizinha.

“Escutei um barulho, saí, acendi a luz de fora e comecei a olhar. Porém, eu não vi nada e voltei a dormir. Só no outro dia, de manhã, é que senti falta das éguas. Comecei a procurar e encontrei uma parte da cerca cortada. Então, eu comuniquei o dono”, explica o funcionário.

Outro tipo de roubo frequente na zona rural de Itapetininga é o de cargas, afirma polícia — Foto: Reprodução/TV TEM

Outra situação que tem preocupado tanto os moradores da zona rural quanto quem trafega pelas vicinais é o roubo de carga. De acordo com o caminhoneiro Norival Aparecido Tarden, não importa o que eles estão transportando, qualquer um pode ser a próxima vítima.

“Existe o ladrão de carga e o ladrão que quer roubar os bens do motorista. Então estamos sujeitos a isso diariamente”, afirma Norival.

O analista de logística Kawan Mateus Silva Oliveira conta que foi vítima de roubo de carga. Uma fábrica o contratou para transportar leite, porém quando chegou em Itapetininga, a carga foi roubada.

“Fui fazer o retorno para chegar a fábrica, quando fomos abordados por três homens que roubaram o caminhão. Tivemos um prejuízo de R$ 70 mil, que só não foi maior, pois o cavalo do caminhão foi encontrado em Campinas (SP) e a carreta em Sorocaba (SP). Caso contrário, o prejuízo seria em torno de R$ 150 mil”, conta Oliveira.

Em nota, a Polícia Civil informou que sobre a falta de policiamento nas rodovias da região, as policiais Militar, Rodoviária e Ambiental estão realizando uma operação para tentar diminuir os índices de criminalidade nas zonas rurais, além dos casos de roubo, transporte ilegal de carga e animais silvestres.

O analista de logística Kawan Mateus Silva Oliveira foi vítima de um roubo de carga de leite em Itapetininga — Foto: Reprodução/TV TEM

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1