Rio

Parque Nacional do Itatiaia bate recorde de frio do ano no estado, com 9,3 graus negativos

Estação já havia registrado menor temperatura do ano no Rio, no fim de junho
Os campos do chamado Planalto do Itatiaia ficaram cobertos de gelo Foto: César Caffé, guia do Parque do Itatiaia
Os campos do chamado Planalto do Itatiaia ficaram cobertos de gelo Foto: César Caffé, guia do Parque do Itatiaia

RIO - Enquanto o dia na cidade do Rio de máxima na casa dos 30 graus, o Parque Nacional do Itatiaia, na Serra da Mantiqueira, bateu o novo recorde de frio no ano: -9,3 graus a 1h43 desta quarta-feira. O registro foi feito por Carlos Dias, pesquisador em climatologia e responsável pelo monitoramento climatológico do local. No dia 29 de julho, o Parque do Itatiaia havia registrado -6,8 graus , antigo recorde negativo de temperatura no estado do Rio em 2017. Na estação de Furnas, outro ponto oficial de medição de temperaturas do parque, a mínima registrada foi de -8,6 graus.

Apesar de temperaturas negativas serem comuns na região nesta época do ano, não é só no inverno que o frio pode ser sentido na região. A parte alta do Parque do Itatiaia não passa um mês do ano sequer sem temperaturas mínimas inferiores a 10 graus Celsius, revelam as três estações meteorológicas de lá.

Parque Nacional do Itatiaia registrou -9,3 graus, a maior temperatura em todo o estado do Rio em 2017 Foto: Reprodução / Carlos Dias
Parque Nacional do Itatiaia registrou -9,3 graus, a maior temperatura em todo o estado do Rio em 2017 Foto: Reprodução / Carlos Dias

O Parque Nacional do Itatiaia conta com três estações meteorológicas - sendo duas oficiais. A menor temperatura no local desde que começou o monitoramento das marcações, em 2013, foi de 13,3 graus negativos, registrados em 12 de agosto do ano passado.

FRENTE FRIA NO LITORAL DIMINUI TEMPERATURAS NA CIDADE

Na cidade do Rio, após um começo de semana ensolorado, que chegou a levar vários cariocas de volta às praias , a chegada de uma frente fria no litoral deve causar uma ligeira queda nos termômetros e aumento de nebulosidade no município a partir dessa quinta-feira. Com isso, as máximas, que chegaram à casa dos 30 graus esta semana, serão mais amenas nos próximos dias, com os termômetros não passando dos 26 graus entre sexta-feira e domingo. No entanto, a tendência é de que a queda de temperaturas não venha acompanhada de chuvas.

De acordo com o Instituto Climatempo, as nuvens carregadas da frente fria ficarão em alto-mar, e não conseguirão chegar ao continente por causa de um bloqueio causado por uma grande e forte massa de ar seco.