CONCURSOS E EMPREGO

Por G1 Mogi das Cruzes e Suzano


Produção de veículos e autopeças está entre setores que contrataram na região — Foto: REUTERS/Nigel Roddis

A indústria do Alto Tietê conseguiu quebrar um ciclo de quatro anos consecutivos de saldo negativo no nível de emprego em novembro e, no último mês, gerou 200 postos de trabalho nas cidades da região, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira (12). Os dados são referentes a oito municípios do Alto Tietê: Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis e Suzano.

Ainda de acordo com o Ciesp, a variação de 0,36% em novembro propiciou ao Alto Tietê o quarto melhor desempenho do Estado de São Paulo, onde a média foi de -0,49%. A região acumula no ano um saldo de 2,05%, representando um aumento de aproximadamente 1,2 mil postos de trabalho. Nos últimos 12 meses, o acumulado é de 1,54%, representando um aumento de aproximadamente 900 postos de trabalho.

Para o Ciesp, os resultados apontam a recuperação do setor industrial e abrem boas perspectivas para 2018. “A comparação do emprego nos meses de novembro dos últimos anos nos permite esse otimismo. Em novembro de 2013, as nossas empresas demitiram 450 trabalhadores; em 2014, foram 750; em 2015, no auge da crise, 1.200; e no ano passado quando as fábricas já estavam no limite, 150. Agora, as fábricas contrataram 200 e esse ciclo de demissões foi interrompido”, analisa José Francisco Caseiro, diretor do Ciesp Alto Tietê.

Segundo ele, apesar da demanda sinalizar a recuperação do mercado, os empresários ainda estão cautelosos com os rumos da economia. Por isso, muitas das contratações são feitas em caráter temporário. “O que já é um fator positivo, principalmente porque se, confirmada essa reação, esses trabalhadores serão efetivados. Porém, se a Reforma Previdenciária não acontecer e, logo depois, a Reforma Tributária, isso que estamos vendo agora será apenas uma cortina de fumaça de um período que pode ser ainda mais desastroso”, diz Caseiro.

Em novembro passado, o nível de emprego industrial na diretoria do CIESP Alto Tietê foi influenciado pelas variações positivas de produtos de minerais não-metálicos (1,79%); produtos de borracha e de material plástico (1,36%); produtos alimentícios (0,63%) e veículos automotores e autopeças (0,52%), que foram os setores que mais influenciaram o cálculo do indicador total da região.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Próxima matéria em

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?