Polícia

Verba de merenda e transporte escolar para Marechal comprou postos de gasolina no Maranhão

20/07/17 - 11h52
Cortesia

Recursos federais que seriam destinados à merenda, ao transporte escolar e outros investimentos na Educação, no município de Marechal Deodoro, em Alagoas, em um total de R$ 6 milhões, foram desviados por uma organização criminosa para a aquisição de postos de combustíveis no estado do Maranhão, além de outros bens.

As informações foram levantadas pela Polícia Federal, que desencadeou nesta quinta (20) a operação Astaroth, em alusão ao demônio da vaidade, para cumprir 17 mandados de busca e apreensão e de sequestro de bens em três estados: Alagoas, Pernambuco e Maranhão.

Os desvios, segundo a PF, ocorreram entre 2011 e 2014, que compreende o mandato de Cristiano Matheus, atual ex-prefeito do Município. Apesar de confirmar o período em que foi praticado o crime e apontar um ex-prefeito como chefe da organização criminosa, a polícia não confirma o nome de Cristiano como sendo esse líder.

De acordo com o superintendente da PF em Alagoas, Bernardo Gonçalves, parte do faturamento dos postos de gasolina era transferida para o líder. “Essas pessoas são de Alagoas, relacionadas ao líder. As buscas no Maranhão eram para, justamente, obter documentos que vinculassem esses postos ao principal líder, e nós conseguimos: comprovantes de depósito dos postos na conta dele”, declarou em entrevista coletiva nesta manhã.

Veja o vídeo em que o superintendente da PF explica o esquema:

A PF apurou ainda que um posto de combustível em Marechal Deodoro pertence ao líder, mas não está em nome dele. Todos os bens imóveis e veículos dele estariam em nome de terceiros.

14 envolvidos e 11 mil euros apreendidos

No total, 14 pessoas estão envolvidas na organização criminosa, entre elas, um ex-secretário de Educação, segundo a PF.

Por meio dos mandados, um deles cumpridos em uma cobertura na Ponta Verde que pertence a Cristiano Matheus, foram apreendidos quatro carros, todos avaliados em mais R$ 60 mil, uma moto, computadores e 11 mil euros.

Veja o vídeo:

Participaram da operação as superintendências da PF de Pernambuco, Sergipe, Maranhão e a de Alagoas. Foram cumpridos mandados em São Benedito do Sul (PE), Nova Olinda e Araguana (MA), em Marechal e em Maceió.

Em contato com a edição da TV Pajuçara, o advogado Fábio Ferrari, que representa o ex-prefeito Cristiano Matheus, disse que Matheus está viajando e deve retornar a Maceió na próxima terça-feira, dia 25, quando deve prestar depoimento na sede da Polícia Federal.