Por Jornal Nacional


Equipes de Saúde de Florianópolis buscam quem não completou a imunização contra a covid-19

Equipes de Saúde de Florianópolis buscam quem não completou a imunização contra a covid-19

Em Florianópolis, equipes de saúde estão procurando as pessoas que não completaram a imunização contra a Covid.

A busca ativa começa com uma ligação: “A gente verificou que o senhor não foi fazer a segunda dose da vacina do coronavírus".

Em Florianópolis, quase 800 idosos perderam o prazo da segunda dose da vacina, 4% do público que já deveria estar imunizado. As equipes de saúde orientam as pessoas localizadas a procurar um dos pontos de vacinação.

“Isso é bem importante, porque a dose imunizante é a segunda dose. É ela que nos confere a proteção, a eficácia, contra a Covid-19”, alertou Sandra Regina da Costa, coordenadora do Plano de Imunização de Florianópolis.

Ela lembra que ainda é preciso esperar 28 dias depois da segunda dose até a vacina atingir seu potencial máximo de proteção.

Em alguns casos a busca ativa precisa de um segundo passo. É quando a pessoa idosa não é localizada pelo telefone, ou então informa algum motivo que a impossibilita de ir até um ponto de vacinação. Aí, uma equipe de profissionais da saúde vai até o local.

Dona Joracildes, de 74 anos, perdeu a mobilidade por causa de um AVC. Por isso, não tinha tomado nem a primeira dose.

“Cada pessoa vacinada é importante para nós conseguirmos nosso objetivo de imunização coletiva, por isso é tão importante essa busca ativa para não deixar ninguém para trás”, disse a técnica em enfermagem Paloma Aguiar Ribeiro.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Mais lidas

Mais do G1

Sugerida para você