Por G1 SC


Bar interditado em Florianópolis é suspeito de enganar fiscalização

Bar interditado em Florianópolis é suspeito de enganar fiscalização

A prefeitura de Florianópolis informou neste sábado (17) que irá interditar um estabelecimento suspeito de descumprir as normas sanitárias contra a Covid-19 e tentar enganar a fiscalização na noite de sexta-feira (16). O processo é baseado em um vídeo que flagra um músico dentro da casa noturna orientando os clientes a colocar a máscara e sentar antes da chegada dos fiscais no local.

As cenas divulgadas nas redes sociais mostram a apresentação de uma banda no palco e pessoas dançando aglomeradas e sem máscara. Em determinado momento, um dos homens no palco avisa que todos devem voltar para as mesas porque a fiscalização estaria chegando.

"'Pessoal, todo mundo sentadinho, todo mundo sentadinho com a máscara, vai", diz.

A banda é substituída por música ambiente e os frequentadores retornam para as cadeiras. Outro vídeo divulgado mostra a Guarda Municipal de Florianópolis (GMF) no local encontrando o estabelecimento funcionando de forma regular.

O subcomandante da Guarda Municipal de Florianópolis (GMF), Ricardo Pastrana, confirmou que a fiscalização esteve no local por volta das 20h30 e não encontrou irregularidades. A suspeita é de que a festa sem distanciamento e sem o uso de máscara tenha sido retomada após a saída dos fiscais.

"O vídeo mostra bem como foi. Eles simularam um cenário antes da fiscalização chegar", afirmou Pastrana.

Bar avisa e público finge protocolos para enganar fiscais em Florianópolis — Foto: Reprodução/NSC TV

O bar foi notificado oficialmente neste sábado (17), por volta das 19h (veja o vídeo abaixo).

Em nota, a procuradoria do município disse considerar um "deboche e uma afronta à fiscalização". Além da interdição por 15 dias, o proprietário receberá uma multa que ainda não teve valor especificado. Segundo o decreto estadual vigente, é permitido apenas apresentações individuais e sem aglomeração.

Em nota, o Lontra Bar disse que o vídeo foi gravado ao final da noite, "quando as pessoas já não respeitavam mais as medidas de distanciamento". A casa informou também que segue as determinações, reduziu o público e mantém as mesas afastadas.

"A fiscalização está sendo respeitada, tentamos fazer a nossa parte e contamos com a colaboração dos nossos clientes, que são maiores de idade e responsáveis também pelos seus atos", informou.

Clientes de bar em Florianópolis são orientados a se sentar antes de fiscalização

Clientes de bar em Florianópolis são orientados a se sentar antes de fiscalização

VÍDEOS: Veja as reportagens mais assistidas da NSC TV no G1

Veja mais notícias do estado no G1 SC

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!