Por G1 PA — Belém


Pessoas circulam em 40 espaços do centro histórico de Belém — Foto: Foto: Circular

A 18ª edição do Circular Campina Cidade Velha ocorre em Belém neste domingo (6), até o final do dia, com programações de música, arte, oficinas, contação de história, visitadas guiadas, exposições, bate papos e passeios. São atividades de rua ou em galerias, porões, museus, restaurantes, botecos, ateliers e espaços culturais diversos, tudo em pleno centro histórico da capital paraense.

Iniciativa da sociedade civil organizada, o projeto organiza uma programação múltipla, realizada nos meses de abril, junho, agosto, outubro e dezembro, sempre no primeiro domingo, formando uma rede cultural e artística, com parceiros que moram ou trabalham no Centro Histórico de Belém.

São aproximadamente 40 espaços que abrem suas portas trazendo vida aos bairros históricos, revelando seu potencial cultural e turístico, promovendo a circulação de pessoas, a valorização do patrimônio, o incentivo ao turismo e fomento à economia criativa.

“É nessa perspectiva de revalorização e ocupação da cidade em sua área histórica que, ao longo de três anos, a gente vem agregando. Articulamos ações e projetos que tenham algo em comum para somar e trazer de positivo aos bairros mais antigos da cidade”, explica Makiko Akao, coordenadora do projeto.

A artista Anne Dias, de 47 anos, participa desde a primeira edição do projeto e acordou cedo neste domingo para mais um dia de experiência cultural no Porto do Sal, na Cidade Velha, em Belém. Do local partem diariamente embarcações rumo a regiões ribeirinhas da cidade e é lá que o coletivo Aparelho, liderado por Anne, realiza suas atividades culturais do Circular.

“Nosso trabalho acontece diluído nesse local, nos arredores do mercado do Porto do Sal, onde montamos uma biblioteca comunitária, com mais de 600 títulos infantis. Apostamos nessa relação entre arte e cidadania, acreditamos que é possível lutar por uma convivência comunitária ludiada pela arte. Existe vida no Porto do Sal e diversidade cultural”, diz. De 9h às 12h, o coletivo Aparelho promove uma mostra de contação de histórias da literatura infantil com seis atores. Além disso, serão recitadas poesias de Fernando Pessoa e haverá show de choro às 12h30.

Circuito intenso das 8h às 20h

Neste domingo (6), todos poderão sair cedinho de casa e seguir um roteiro pré-estabelecido. Basta consultar os locais, programação e horários e também o mapa apontando os endereços dos espaços parceiros que estão participando do circuito.

As programações entre 8h e 9h são voltadas mais para crianças e adultos. A Fotoativa, por exemplo, inicia com yoga, café da manhã e traz uma série de oficinas para crianças, adolescentes e adultos, apostando no pagamento consciente – pagando quanto puder.

Também pela manhã, o Instituto Arraial do Pavulagem abre as portas e apresenta sua Girândola Sonora, a primeira chamada para o embarque na canoa “Rainha das Águas”, que vai sair às ruas no Arrastão do Círio. Na programação, a Roda Cantada do Batalhão da Estrela, Allan Carvalho + Ronaldo Silva + convidados e venda de CD, DVD, Camisa, Livro de Músicas, Caneca, Comidas.

O Roteiro Geo-Turístico se entranha pelo Bairro da Campina, saindo às 8h30, do Museu do Bonde, na Avenida Portugal com João Alfredo. Aos participantes, um conselho: ir com tênis, boné, protetor solar e roupas leves. O roteiro é a pé pelas ruas, não entramos nos prédios e termina por volta do meio dia.

E para quem estiver de bicicleta, a dica é participar do Bike Tour Roteiros pelos museus, ateliês e patrimônio arquitetônico e paisagístico do Centro Histórico. A saída está prevista para 9h, do Let’s Bike Café, na Alcindo Cacela 1265 entre Governador José Malcher e João Balby.

Exposições, Cinema e Música

No Espaço Cultural Banco da Amazônia o público encontra a exposição “Látex”, que contempla uma das ações em comemoração aos 75 anos do Banco da Amazônia. Na programação, uma visita monitorada à exposição, com o artista plástico Emanuel Franco e, ao ar livre, um pocket show com o poeta, cantor e compositor Pedro Viana, no calçadão, em frente à sede do banco, na Av. Presidente Vargas.

A curadoria da exposição é de Heldilene Reale, com obras de Emanuel Franco, Geraldo Teixeira, Jorge Eiró, Marinaldo Santos, Nio Dias e Ruma de Albuquerque, que manusearam a borracha fazendo surgir novas formas e objetos.

No Centro Cultural da Justiça Eleitoral, a exposição “Olhares sobre as Eleições” traz um panorama das ações de eleição no território do Pará. Já o Cine Olympia exibirá na sessão vespertina das 17h30, o filme “Outsider”, de Christiphe Barratier (classificação indicativa: 16 anos).

No Complexo Feliz Lusitania, à beira do rio Guamá, o Sistema Integrado de Museus abre com várias exposições e passeios monitorados no Complexo Feliz Lusitânia, no Museu de Arte Sacra, Galeria Fidanza, Forte do Presépio, Museu do Círio, Casa das Onze Janelas e Museu do Estado do Pará. Tudo gratuito!

E assim como a Da Tribu que saiu do circuito enquanto estabelecimento, mas continua em essência, dentro do projeto, o Casarão Viramundo também participa com o Bec Bloco, a partir das 18h, na esquina da Gurupá, com a Rodrigues dos Santos, na Cidade Velha. Vai concentrar e ficar por ali nas imediações do bar do Rubão.

Arte, bate papo e gastronomia

O Stand Bar traz nesta edição um Brechó, uma rodada de conversa com jornalistas e comidinhas regionais, além de prometer um set musical bem diferente no bar. Já na Praça do Carmo, o Bar do Seu Salomão, o Nosso Recanto toca o melhor da MPB e oferece um bom cardápio para quem estiver entre a Campina e Cidade Velha.

O Espaço Cultural Valmir Bispo dos Santos apresenta a exposição de quadros e gravuras da coleção “Amazônia Oculta”, do artista plástico Luã Wanzeller; Cartões com ilustrações personalizadas de Cleber Cajun e a apresentação musical de Reginaldo Viana. Marca presença ainda, o cardápio do Toró – Gastronomia Sustentável, do Chef Wagner Vieira, trazendo leitura inspirada na cozinha do poetinha Vinicius de Moraes. (Foto abaixo, de Marcelo Lélis).

Para se alimentar também estão na circulação o Jota Lanches, os restaurantes Dona Joana e Retiro da Sé, o bar do Rubão e a Tapioquinha da Dona Cléia. No restaurante Dona Joana haverá duas apresentações musicais, do cantor Shannon e da cantora e compositora Joana Coutinho, além de venda de LPs, ao longo de toda a programação. Vale visitar o espaço, uma casa do século XIX, com 126 anos e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Sugerida para você

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?