Por G1 Tocantins


Montagem com vítimas de mortes violentas para especial do G1 — Foto: Editoria de arte/G1

Dos nove homicídios registrados no Tocantins pelo Monitor da Violência, apenas dois tiveram as investigações concluídas. Dos oito suspeitos de envolvimento nestas mortes identificados pela polícia, seis foram presos e dois estão foragidos.

Em três casos os suspeitos sequer foram identificados pela polícia.

PÁGINA ESPECIAL: quem são as vítimas

AS CAUSAS DA EPIDEMIA DE MORTES: o que diz pesquisador do NEV

O QUE PODE SER FEITO PARA ENFRENTAR A EPIDEMIA DE MORTES: diretores do FBSP analisam

O G1 registrou, no período de 21 a 27 de agosto, todas as mortes violentas ocorridas no Brasil. Agora, acompanha todos esses casos. O trabalho é resultado de uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP e com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Com uma série de iniciativas que envolvem reportagem e análise de dados, o projeto se chama Monitor da Violência.

Conheça cada caso

O jovem Tiago Bernardes da Silva Ferreira Pinto, 23 anos, foi assassinado com sete tiros em Araguaína, norte do Tocantins. Segundo a Polícia Militar, os suspeitos são dois homens que chegaram à casa da vítima e fizeram os disparos. Um dos autores foi identificado e está preso preventivamente.

Fredson Júnior Almeida Soares, de 19 anos, foi assassinado em Araguaína, por dois homens que foram até a casa dele e o acusaram de furtar um aparelho de som. Os suspeitos chegaram a pé e atiraram quatro vezes contra a vítima. Eles ainda não foram encontrados.

O lavrador Manoel Claro da Silva, de 78 anos, foi assassinado com um tiro de arma de fogo no quintal da própria casa em Araguatins, norte do Tocantins. Dois homens foram vistos pela companheira da vítima saindo de um carro, entrando na casa e atirando nele. Os suspeitos foram identificados e presos temporariamente.

O carvoeiro Gilberto Alves de Oliveira de 54 anos foi assassinado a tiros em uma fazenda no município de Crixás do Tocantins, sul do estado, durante uma discussão em um bar. O suspeito estava alcoolizado e disparou um tiro na nuca da vítima. O suspeito, Ronaldo Tavares de Sousa foi preso em flagrante.

O mecânico autônomo Ilderson Pereira Barreira, 24 anos, morreu depois de ser atingido por um tiro na cabeça no setor Piaçava, em Guaraí, na região central do estado. O suspeito e a arma de fogo usada no crime não foi localizada.

Trincy Mendonça de Jesus, de 38 anos, foi assassinado com uma facada em Miranorte, região central do Tocantins. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o crime aconteceu na casa onde ele morava com a mulher, a principal suspeita do homicídio. Depois do homicídio, a mulher fugiu e ainda não foi encontrada.

O auxiliar administrativo Carlos Daniel Leal, de 22 anos, foi executado na porta de casa na região norte de Palmas. Os suspeitos estavam em um carro e atiraram contra a vítima. Os autores fugiram no carro e ainda não foram capturados.

O aposentado Izídio Pires da Conceição, de 66 anos, foi encontrado morto dentro da própria casa em Paraíso do Tocantins. De acordo com a Polícia Militar (PM), havia marcas de pancadas na cabeça dele que podem ter sido causadas por pauladas. O inquérito sobre a morte de Izídio foi concluído e um suspeito foi identificado, mas ninguém foi preso.

Uma briga em um bar terminou com um jovem de 26 anos morto em Tocantinópolis, no extremo norte do Tocantins. Allem Pereira Rodrigues foi esfaqueado por dois homens ainda não identificados após uma discussão. Os dois suspeitos do crime foram identificados e presos, mas o inquérito ainda está em andamento.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1