Por Camilla Motta, G1 Vale do Paraíba e região


Você sabe por que a bandeira de São José tem três estrelas no centro? Consegue imaginar quantos bebês nascem por dia ou ainda qual é o prédio mais alto da cidade? Essas e outras curiosidades foram listadas e respondidas pelo G1. Confira:

Bandeira

Bandeira São José dos Campos tem as cores branca, azul e amarela — Foto: Divulgação/Prefeitura

A bandeira de São José é um desenho de João Vitor Guzzo Strauss, então estudante do Colégio João Cursino que venceu um concurso promovido pela prefeitura. A bandeira tem um blau de prata, treze listras, figura de uma roda dentada em ouro simbolizando a riqueza sempre ascendente do município. A faixa em prata, sinuosa, representan o Rio Paraíba do Sul. Já as três estrelas simbolizam os três distritos: São José dos Campos, Eugênio de Melo e São Francisco Xavier. Os treze dentes da engrenagem destacam o entrosamento entre o estado e o município.

O hino também foi escolhido por meio de um concurso, em 1967. O vencedor foi o trabalho do professor Vítor Machado de Carvalho, com partitura do maestro Pepe Ávila, de São Paulo. A obra foi instituída como símbolo do município. Em um trecho, a cidade é homenageada: “Ei-la envolta na neblina, debruçada na colina, sob o olhar da Mantiqueira. São José, a hospitaleira, São José, bicentenária”.

Nascimentos

Hospital da Vila Industrial é maternidade em São José dos Campos — Foto: Divulgação/Prefeitura de SJC

Por dia, nascem aproximadamente 26 bebês em São José.. Por ano, nascem em média 9.500 bebês joseenses. A cidade tem cinco maternidades, sendo o o Hospital Municipal da Vila Industrial - são 11 nascimentos por dia no local.

Prédio mais alto

Maior prédio de São José dos Campos fica no Jardim Aquarius — Foto: Camilla Motta/G1

O bairro Jardim Aquarius , na zona oeste da cidade, abriga prédios residenciais e comerciais. Inclusive, no bairro está localizado o maior prédio da cidade. O prédio Sky House Club Residence fica na avenida Cassiano Ricardo. A construção foi erguida em 2011, tem 33 pavimentos e 100 metros de altura.

Já o primeiro prédio comercial da cidade é o Cinelândia, localizado no centro da cidade. O primeiro prédio residencial foi o Pierino Rossi, na orla do Banhado.

Consumo mais alto

Cada residência do município consome, em média, cerca de 420 litros de água por dia — Foto: Jonathan Lins/G1

Os mais de 600 mil moradores da cidade produzem em média de 530 toneladas por dia de resíduos da coleta orgânica e uma média de 50 toneladas por dia de materiais recicláveis. Já cada casa do município consome cerca de 420 litros de aguá por dia, totalizando 12.700 litros por mês. Somando a área urbana e a rural, São José dos Campos tem 233 mil residências.

Bairro mais antigo

O bairro Santana é o mais antigo da cidade. — Foto: Divulgação/PMSJC

O bairro Santana é o mais antigo da cidade. Ele começou a se desenvolver depois da construção da Igreja de Santana em 1869. Foi em Santana que ocorreram as primeiras transações comerciais de São José.

A cidade é dividida em seis regiões, sendo a mais populosa a zona sul, com 233 mil moradores e quase 70 mil casas. Já a região menos populosa é a zona oeste com 41 mil moradores e 13 mil casas.

Maior avenida

Avenida Benedito Matarazzo é a maior de São José dos Campos — Foto: Camilla Motta/G1

O maior corredor viário de São José dos Campos é a avenida Deputado Benedito Matarazzo, que é paralela à via Dutra. Com 7,1 quilômetros, a avenida é endereço de shopping, supermercado e outros estabelecimentos comerciais.

Banhado

Pôr do Sol no Banhado em São José dos Campos — Foto: Fernando Cesar/Vanguarda Repórter

O cartão postal da cidade ganhou este nome porque, antigamente, quando chovia muito, o Rio Paraíba do Sul enchia e transbordava toda a sua área, que ficava alagada. Ou seja, ele ficava 'banhado' pelo rio, por isso, ganhou este nome.

Inovação

Urna eletrônica e motor à álcool foram desenvolvidos em São José dos Campos — Foto: Antônio Luiz/G1

O projeto da urna eletrônica foi desenvolvido por pesquisadores do então CTA, atual Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). A solução inovadora em nível mundial, simples de operar e, bastante confiável, foi utilizada pela primeira vez em 1996.

O motor a álcool também foi desenvolvido no CTA. Em 1976, um Dodge Polara 1800, um Fusca 1300 e um Gurgel Xavante partiram da cidade para uma viagem de 23 dias pelo país e percorreram 8.500 quilômetros, comprovando o sucesso da tecnologia nacional.

Prefeito

Paço de São José dos Campos — Foto: Divulgação/Prefeitura de SJC

O primeiro prefeito que a cidade teve foi Tomé Alves Alvarenga em 1798. Ele ficou no cargo até 1805. Desde então, 60 prefeitos já comandaram a cidade.

No site da prefeitura é possível encontrar a lista de todos os prefeitos, alguns com fotos. No entanto, não há registros da foto do primeiro prefeito. A Câmara também foi acionada pelo G1 e também afirmou que não há imagem oficial deste prefeito.

Natureza

Árvore centenária é atingida por incêndio em São José — Foto: Divulgação/Prefeitura SJC

A árvore mais velha da cidade é o jequitibá-rosa de Eugênio de Melo. De acordo com o Instituto Botânico de São Paulo, a árvore tem cerca de 510 anos é é contemporânea do descobrimento do Brasil, surgindo cerca de sete anos depois - em 1517.

A árvore tem 27 metros de altura e 30 metros de copa. Muitas curiosidades a rodeiam. Entre elas estão que devido à sua robustez, nas décadas de 70 e 80 foi usado para testes de impacto de batida de veículos. No tronco do jequitibá já foi encontrado até bilhete de loteria e também eram comuns no passado despachos religiosos por acreditarem que havia um espírito que habitava a árvore.

Atualmente, São José dos Campos tem 172,7 mil árvores, sendo que 300 são centenárias, tombadas pelo patrimônio histórico ou com imunidade ao corte.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1