Topo

Locais de prova do Enem fecham portões às 13h de Brasília; veja horário em cada Estado

Junior Lago/UOL
Imagem: Junior Lago/UOL

Do UOL, em São Paulo

05/11/2017 10h15Atualizada em 05/11/2017 11h06

A primeira prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2017 acontece neste domingo (5) em cerca de 12,4 mil locais em todo o Brasil. Os candidatos precisam ficar atentos porque todos os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h no horário de Brasília. A prova começa meia hora depois, às 13h30, também no horário de Brasília.

Devido ao fuso, esse horário varia de acordo com o Estado:

- os portões serão fechados às 10h locais no Acre e em 13 municípios da região sudoeste do Amazonas (Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini, São Paulo de Olivença e Tabatinga); 

- para os candidatos de Roraima, Rondônia e demais municípios do Amazonas, a entrada no local de prova será permitida até as 11h locais;

- os portões serão fechados às 12h locais para candidatos de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins;

- no Distrito Federal e nos Estados de Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, os portões se fecham às 13h.

Os estudantes fazem neste domingo as provas de ciências humanas e linguagens, além da prova de redação.

Os candidatos poderão sair da prova a partir das 15h30 (horário de Brasília) e o exame se encerra às 19h (horário de Brasília).

No próximo domingo (12), será a vez das provas de matemática e ciências da natureza.

  • Ao final da prova deste domingo, o UOL transmitirá ao vivo um debate entre professores do Curso Objetivo sobre o tema da redação e as questões de linguagens e ciências humanas. Acompanhe também no UOL a divulgação do gabarito extraoficial da prova e a correção online comentada das 90 perguntas do primeiro dia do exame.

O que é preciso levar:

  • Documento original com foto e dentro da validade (não vale carteirinha de estudante ou certidão de nascimento);
  • Caneta preta de tubo transparente (outra cor de tinta impossibilita a leitura ótica do cartão de respostas);
  • Cartão de confirmação impresso (que contém data e local da prova e está disponível na página do participante, no site do Enem. Sua apresentação não é obrigatória, mas é recomendável).

Também recomenda-se que o aluno leve água e alimentos (lanchinhos leves, como fruta ou sanduíche, em pote transparente; e alimentos industrializados lacrados).

Quer uma redação arrasadora no Enem? Veja 5 dicas matadoras

UOL Notícias