Igreja

Servo de Deus Marcelo Câmara ganha Memorial em Florianópolis (SC)

Marcelo Henrique Câmara faleceu no ano de 2008 devido a um câncer, mas espalhou fama de santidade por onde passou

Escrito por Letícia Dias

26 MAR 2024 - 14H20 (Atualizada em 26 MAR 2024 - 16H00)

Carlos Rocha/ Ministério Público de Santa Catarina

Por ocasião do 16º aniversário de falecimento do Servo de Deus Marcelo Henrique Câmara, conhecido como Marcelinho, foi inaugurado um memorial em sua homenagem.

Na inauguração houve a celebração da Santa Missa, realizada na última semana no Santuário Sagrado Coração de Jesus, localizado no bairro Ingleses, na cidade de Florianópolis (SC), onde estão os restos mortais do Servo de Deus.

No memorial há objetos do quarto de Marcelo: cama, estante, roupas, livros que eram de uso do jovem Promotor de Justiça, seus estudos e dissertação de mestrado. Além da beca de promotor e a carteira de identidade funcional do Ministério Público de Santa Catarina.

O Servo de Deus Marcelo Câmara faleceu no ano de 2008 aos 28 anos, devido a complicações causa por um câncer descoberto quando tinha 24 anos. Antes de atuar como promotor, havia sido professor substituto da Universidade Federal de Santa Catarina e professor nos cursos de Direito no Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis e da Faculdade Santa Catarina.

“Um jovem que viveu de maneira extraordinária as coisas comuns da vida. Viveu as virtudes próprias da vida cristã, virtudes teologais da fé, esperança e caridade; as virtudes cardeais da prudência, fortaleza, temperança e castidade. Muitos lembravam dele citando os ‘fioretti’ de São Francisco, também os ‘fioretti’ de Marcelinho, em que revelava a consciência de ser um cristão que vivia, dia por dia, instante por um instante, a extraordinariedade da vida cristã no ordinário da vida, contou, ao Vatican News, o postulador da causa, Pe. Vitor Feller, vigário-geral da Arquidiocese de Florianópolis e professor na Faculdade Católica de Santa Catarina (FACASC).

Causa de Beatificação e Canonização

No próximo dia 06 de abril ocorrerá a solenidade de encerramento da fase arquidiocesana da Causa de Beatificação. A causa teve abertura em 2018 e, desde então, foram realizadas diversas etapas, inclusive a instrução do inquérito diocesano, que constitui em ouvir testemunhas e coletar provas documentais.

A partir de abril deste ano será iniciada a fase que “envolve Roma”, pois são inclusos especialistas no Dicastério para as Causas dos Santos para examinar os documentos.

Após a análise e o reconhecimento das virtudes heroicas do Servo de Deus, ele passa a ser chamado de venerável. Na sequência, poderá ser beatificado e por fim tornar-se Santo se assim a Igreja confirmar.

Fonte: Arquidiocese de Florianópolis, Ministério Público de Santa Catarina e Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...